Metodologia de Ensino e Avaliação
Metodologia: |
A disciplina será desenvolvida em hospitais públicos e no Serviço Escola de Fisioterapia (SEF) da Universidade Federal do Piauí, Campus de Ministro Reis Velloso, no intuito de desenvolver técnicas e habilidades da prática fisioterapêutica especializada, em atenção terciária à saúde. Contará ainda com a discussão de casos clínicos e de situações práticas de atendimento fisioterápico. Os discentes serão divididos em quatro grupos, que rodiziarão entre si nas seguintes áreas de atuação: clínica médica, clínica cirúrgica, gineco-obstetrícia e unidade de terapia intensiva adulto
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Procedimentos de Avaliação da Aprendizagem: |
O discente será avaliado diariamente pelo docente, de acordo com os critérios de pontualidade, assiduidade, criatividade, ética, domínio e destreza dos conhecimentos fisioterápicos, dentre outros. A aprovação no Estágio Supervisionado é indispensável para a conclusão do curso. Tais critérios estão descritos na ficha de avaliação discente, que segue: FICHA DE AVALIAÇÃO DE ESTÁGIO OBRIGATÓRIO CURSO DE FISIOTERAPIA DA UNIVERSIDADE FEDERAL DO PIAUÍ ESTAGIÁRIO: ESTÁGIO OBRIGATÓRIO EM: DATA: AVALIAÇÃO DE DESEMPENHO DO ESTAGIÁRIO 1ª avaliação 2ª avaliação 3ª avaliação 4ª avaliação TTOTAL Ética, comportamento profissional, relação com os pacientes e noções de segurança (1,0) Capacidade de identificação e resolução de problemas (1,0) Busca espontânea de conhecimento (1,5) Conhecimento na área, manuseio de equipamentos e aplicação de técnicas (2,5) Relatório e/ou avaliação de pacientes (1,0) Apresentação de seminários e discussão de casos (1,5) Habilidade de relacionamento profissional (0,5) Responsabilidade nas funções exercidas no setor de estágio (1,0) MÉDIA FINAL NOTA SEMANAL Observações
Haverá uma avaliação escrita, composta pelas situações práticas vivenciadas nos estágios, que valerá de 0 a 10 pontos, no dia 10 de janeiro de 2015, no horário de 14 às 16 horas). A aprovação decorrerá da média ponderada dos três campos de atuação e da avaliação escrita de estágio, com valor maior ou igual a 7,0. Será considerado reprovado na disciplina de estágio supervisionado III, o discente que não apresentar as competências necessárias para a boa prática profissional; que realize atividades que possam colocar em risco a saúde de indivíduos e/ou pacientes; não entregar o relatório de atividades realizadas em cada rodízio; comprometer, de maneira direta ou indireta, a continuidade dos serviços de fisioterapia. O discente deverá ter, impreterivelmente, uma frequência obrigatória de 100% da carga horária da disciplina
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Horário de atendimento:
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Bibliografia:
| BÁSICA: STOKES, Maria. Cash-Neurologia para fisioterapeutas. 2000. Editora Premier. São Paulo SANVITO, P. Wilson Luis. Propedéutica Neurológica Básica. 7ª reimpressão, 2002. Editora Atheneu. São Paulo. KAUFFMAN, T. L. Manual de Reabilitação Geriátrica. Rio de Janeiro: Guanabara Koogan, 2001. REBELLATO, J.R.; MORELLI, J.G.; Fisioterapia Geriátrica. São Paulo: Manole, 2003. REGENGA, Marisa de Moraes. Fisioterapia em cardiologia: da unidade de terapia intensiva à reabilitação. São Paulo; Roca, 2000. RÉA NETO, Álvaro; Mendes, Leite Ciro; Rezende, Ederlon Alves de C; Dias, Fernando Suparregui; Monitorização em UTI. 1ª ed. Revinter, 2004 BARRETO, Sérgio S. Menna. Rotinas em Terapia Intensiva. 3ª edição: ver. E ampl. Porto Alegre: Artmed, 2001. BALASKAS, Janet. Parto Ativo: guia prático para o parto material. São Paulo: Ground, 1993. POLDEN, Margaret; MANTLE, Jill. Fisioterapia em Ginecologia e Obstetrícia. 2.ed. São Paulo: Santos. Livraria, 2000. BARACHO, Elza. Fisioterapia aplicada a obstetrícia. 3. ed. Rio de Janeiro: Medsi, 2002 ARTAL, Raul; WISWEL, Robert A. Exercícios na Gravidez. Tradução por Ricardo Luis Bombicini. SãoPaulo; Manole, 1987.
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