• Esta turma ainda não possui um plano cadastrado.
  • Esta turma ainda não possui um plano cadastrado.

-

PPGED160 - ANÁLISE DE DADOS NA PESQUISA EM EDUCAÇÃO I - Turma: 01 (2014.1)

Tópicos Aulas
O processo de análise de dados. (20/03/2014 - 20/03/2014)
  • Apresentação e Discussão do Plano de Ensino e Cronograma.

  • Análise da situação/andamento da pesquisa dos mestrandos e reflexão acerca do percurso metodológico descrito no projeto de dissertação.

O processo de análise de dados. (27/03/2014 - 27/03/2014)
  • Orientação de leituras em grupo .

O processo de análise de dados. (03/04/2014 - 03/04/2014)
  • Socialização das conclusões do grupo sobre as leituras.

O processo de análise de dados. (10/04/2014 - 10/04/2014)
  • Discussão dobre o processo de análise de dados.

O processo de análise de dados. (17/04/2014 - 17/04/2014)
  • Orientação das conclusões do grupo.

O processo de análise de dados. (24/04/2014 - 24/04/2014)
  • Socialização das conclusões do grupo sobre as leituras.

Objetivos da análise dados. (08/05/2014 - 08/05/2014)
  • Discussão sobre os objetivos da análise dados.

Objetivos da análise dados. (15/05/2014 - 15/05/2014)
  • Orientação das leituras.

Objetivos da análise dados. (22/05/2014 - 22/05/2014)
  • Seminário

Objetivos da análise dados. (29/05/2014 - 29/05/2014)
  • Seminário

A produção e exploração do corpus empírico. (05/06/2014 - 05/06/2014)
  • Discussão sobre a produção e exploração do corpus empírico.

A produção e exploração do corpus empírico. (12/06/2014 - 12/06/2014)
  • Estudo em grupo

A produção e exploração do corpus empírico. (26/06/2014 - 26/06/2014)
  • Socialização das conclusões do grupo

Análise e interpretação do corpus empírico. (03/07/2014 - 03/07/2014)

Reflexão sobre a análise e interpretação do corpus empírico.

Análise e interpretação do corpus empírico. (05/07/2014 - 05/07/2014)
Orientação sobre a análise e interpretação do corpus empírico. Encerramento e Avaliação da disciplina.
Frequências da Turma
# Matrícula MAR ABR MAI JUN JUL Total
20 27 03 10 17 24 08 15 22 29 05 12 26 03 05
1 201310**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
2 201210**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
3 201310**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
Notas da Turma
# Matrícula Unid. 1 Unid. 2 Unid. 3 Unid. 4 Prova Final Resultado Faltas Situação
1 201210**** 10,0 10,0 10,0 10,0 10.0 0 AM
2 201310**** 10,0 10,0 10,0 10,0 10.0 0 AM
3 201310**** 10,0 10,0 10,0 10,0 10.0 0 AM

Nenhum item foi encontrado

Plano de Curso

Nesta página é possível visualizar o plano de curso definido pelo docente para esta turma.

Dados da Disciplina
Ementa: O processo de análise de dados. Objetivos da análise dados. A produção e exploração do corpus empírico. Análise e interpretação do corpus empírico. Da produção do corpus empírico ao metatexto.
Objetivos:
Metodologia de Ensino e Avaliação
Metodologia: Além de considerar a investigação, reflexão e produção do conhecimento como instâncias que permeiam a relação teoria/prática, será proposto situações que possibilitem a participação e o exercício da criticidade e a criatividade, contribuindo no estreitamento das relações interpessoais do grupo. Nessa perspectiva, os procedimentos metodológicos se pautarão em atividades que permitam o domínio dos conceitos básicos estudados, tais como:Leituras, debates, exposição oral dialogada, trabalhos individuais, trabalhos em grupo
Procedimentos de Avaliação da Aprendizagem: Considerando a importância da avaliação na perspectiva formativa e emancipadora, como meios de
acompanhamento sistemático do ensino e da aprendizagem, os indicadores desse processo serão
definidos por: Leituras dos textos propostos, participação ativa em trabalhos de grupo e discussões,
contribuição nas atividades desenvolvidas em sala de aula, realização de um seminário e elaboração de
síntese e auto-avaliação. Freqüência mínima de 75 % da Carga Horária; Participação ativa nas atividades agendadas, incluindo as leituras recomendadas.
Horário de atendimento: 08:00 as 12:00
Bibliografia: ANDRÉ, Marli. Etnografia da Prática Escolar. Campinas: Papirus, 1995.

BARBOUR, Rosaline. Grupos Focais. Porto Alegre: Artmed, 2009.

BARDIN, Laurence. Análise de conteúdo. Lisboa, 2009.

BAUER, Martin W.; GASKELL, George. Pesquisa qualitativa com texto, imagem e som: um manual prático. Petrópolis, RJ: Vozes, 2002.

FLICK, Uwe. Uma introdução à pesquisa qualitativa. Porto Alegre: Bookman, 2004.

GIBBS, Graham. Analise de dados qualitativos. Porto Alegre: Artmed, 2009.

MOURA, Maria da Glória Carvalho. Formação e tematização da prática docente: duas dimensões do aprender e do ensinar. In: FERREIRA, Adir Luiz (Org.). Entre flores e Muros: narrativas e vivências escolares. Porto Alegre: Sulina, 2006.

MOURA, Maria da Glória Carvalho. Educação de Jovens e Adultos e educação Profissional: práticas curriculares e pedagógicas. In: SOBRINHA, José Augusto de Carvalho Mendes; LIMA, Maria da Glória Soares Barbosa (Org.). Formação, Prática Pedagógica e Pesquisa em Educação: retratos e relatos. Teresina: EDUFPI, 2011.

OLIVEIRA, Maria Marly de. Como fazer pesquisa qualitativa. Petrópolis, RJ: Vozes, 2007.

PIMENTA, Selma Garrido; GHEDIN, Evandro; FRANCO, Maria Amélia Santoro (Orgs.). Pesquisa em educação: alternativas investigativas com objetos complexos. São Paulo: Edições Loyola, 2006.

RESENDE, Viviane de Melo. Análise de discurso crítica e realismo crítico: implicações interdisciplinares. Campinas, SP: Pontes Editores, 2009.
Cronograma de Aulas

Início

Fim

Descrição
20/03/2014
20/03/2014
O processo de análise de dados.
27/03/2014
27/03/2014
O processo de análise de dados.
03/04/2014
03/04/2014
O processo de análise de dados.
10/04/2014
10/04/2014
O processo de análise de dados.
17/04/2014
17/04/2014
O processo de análise de dados.
24/04/2014
24/04/2014
O processo de análise de dados.
08/05/2014
08/05/2014
Objetivos da análise dados.
15/05/2014
15/05/2014
Objetivos da análise dados.
22/05/2014
22/05/2014
Objetivos da análise dados.
29/05/2014
29/05/2014
Objetivos da análise dados.
05/06/2014
05/06/2014
A produção e exploração do corpus empírico.
12/06/2014
12/06/2014
A produção e exploração do corpus empírico.
26/06/2014
26/06/2014
A produção e exploração do corpus empírico.
03/07/2014
03/07/2014
Análise e interpretação do corpus empírico.
05/07/2014
05/07/2014
Análise e interpretação do corpus empírico.
Avaliações
Data Descrição
10/04/2014 1ª Avaliação
29/05/2014 2ª Avaliação
26/06/2014 3ª Avaliação
05/07/2014 4ª Avaliação
: Referência consta na biblioteca
Referências Básicas
Tipo de material Descrição
Referências Complementares
Tipo de material Descrição
Notícias da Turma

Nenhum item foi encontrado

SIGAA | Superintendência de Tecnologia da Informação - STI/UFPI - (86) 3215-1124 | sigjb09.ufpi.br.instancia1 vSIGAA_3.12.1163 07/11/2024 20:25