Metodologia: |
Além de considerar a investigação, reflexão e produção do conhecimento como instâncias que permeiam a relação teoria/prática, será proposto situações que possibilitem a participação e o exercício da criticidade e a criatividade, contribuindo no estreitamento das relações interpessoais do grupo. Nessa perspectiva, os procedimentos metodológicos se pautarão em atividades que permitam o domínio dos conceitos básicos estudados, tais como:Leituras, debates, exposição oral dialogada, trabalhos individuais, trabalhos em grupo |
Procedimentos de Avaliação da Aprendizagem: |
Considerando a importância da avaliação na perspectiva formativa e emancipadora, como meios de acompanhamento sistemático do ensino e da aprendizagem, os indicadores desse processo serão definidos por: Leituras dos textos propostos, participação ativa em trabalhos de grupo e discussões, contribuição nas atividades desenvolvidas em sala de aula, realização de um seminário e elaboração de síntese e auto-avaliação. Freqüência mínima de 75 % da Carga Horária; Participação ativa nas atividades agendadas, incluindo as leituras recomendadas. |
Bibliografia:
| ANDRÉ, Marli. Etnografia da Prática Escolar. Campinas: Papirus, 1995.
BARBOUR, Rosaline. Grupos Focais. Porto Alegre: Artmed, 2009.
BARDIN, Laurence. Análise de conteúdo. Lisboa, 2009.
BAUER, Martin W.; GASKELL, George. Pesquisa qualitativa com texto, imagem e som: um manual prático. Petrópolis, RJ: Vozes, 2002.
FLICK, Uwe. Uma introdução à pesquisa qualitativa. Porto Alegre: Bookman, 2004.
GIBBS, Graham. Analise de dados qualitativos. Porto Alegre: Artmed, 2009.
MOURA, Maria da Glória Carvalho. Formação e tematização da prática docente: duas dimensões do aprender e do ensinar. In: FERREIRA, Adir Luiz (Org.). Entre flores e Muros: narrativas e vivências escolares. Porto Alegre: Sulina, 2006.
MOURA, Maria da Glória Carvalho. Educação de Jovens e Adultos e educação Profissional: práticas curriculares e pedagógicas. In: SOBRINHA, José Augusto de Carvalho Mendes; LIMA, Maria da Glória Soares Barbosa (Org.). Formação, Prática Pedagógica e Pesquisa em Educação: retratos e relatos. Teresina: EDUFPI, 2011.
OLIVEIRA, Maria Marly de. Como fazer pesquisa qualitativa. Petrópolis, RJ: Vozes, 2007.
PIMENTA, Selma Garrido; GHEDIN, Evandro; FRANCO, Maria Amélia Santoro (Orgs.). Pesquisa em educação: alternativas investigativas com objetos complexos. São Paulo: Edições Loyola, 2006.
RESENDE, Viviane de Melo. Análise de discurso crítica e realismo crítico: implicações interdisciplinares. Campinas, SP: Pontes Editores, 2009. |