-

CMR0342 - FUNDAMENTOS DA CLINICA PSICOLOGICA - Turma: 01 (2014.1)

Tópicos Aulas
Não Haverá Aula (15/04/2014)

Caros alunos,

Iniciaremos o semestre na próxima semana.

 

Até breve,

Att.,

bianca.

   Oficina da Criatividade 1 
APRESENTAÇÃO DA DISCIPLINA (22/04/2014 - 22/04/2014)

Apresentação do plano de curso

Diálogo com a turma e abertura à construção da disciplina

Para a próxima aula: Alunos irão

1) visitar e dialogar com responsáveis técnicos (no caso de instituições);

2) selecionar os lugares nos quais poderão se inserir ao longo do semestre, para trazerem a proposta para a próxima aula.

Concepções de sujeito: quem é o outro? (29/04/2014 - 29/04/2014)

Concepções de sujeito: quem é o outro?

Compreendendo a alteridade

1º momento: Vivencial

2º momento: Em campo

Tarefa para próxima aula: Construção da proposta (projeto) por cada grupo: qual tipo de atividade, público alvo, duração dos encontros, período de trabalho (nº de encontros), termo de compromisso.

Leituras para próxima aula: Escolher texto para fazer análise crítica.

1)    Atuação em campo com Oficinas de Criatividade: que Psicologia se faz? (Cupertino, 2008)

2)    Oficina de criatividade na formação de jovens para ação comunitária (Cupertino, 2008).

3)    Criação e formação das oficinas de criatividade (Cupertino).

O trabalho com arte: o fazer psicológico e o compromisso social (Cupertino).

 

PARA PRÓXIMA AULA

Alunos deverão escolher um texto para ler e analisar criticamente, para ser entregue em nosso próximo encontro, valendo ponto.

 

FICOU COMBINADO COM A TURMA QUE DEFINIREMOS AS DATAS PARA QUE OS GRUPOS TAMBÉM APRESENTEM SUAS LEITURAS E CONDUZAM O ESTUDO EM SALA DE AULA. 

 

Dialogando sobre a Prática & Oficinas da Criatividade (06/05/2014 - 06/05/2014)

Oficinas da Criatividade

Apresentação das propostas pelos grupos.

Roleplay.

Entregar análise crítica do texto estudado até 6ª que vem (individual)

 

  Oficina da Criatividade 4 
Escolher um dos 4 textos para ler e fazer uma análise crítica ou resenha para ser entregue na próxima aula. Os textos tratam de uma modalidade de trabalho que poderá ser aplicada na prática.
Vivência Oficina da Criatividade (13/05/2014 - 13/05/2014)

Vivência Oficina da Criatividade

Alunos deverão trazer material lúdico para trabalhar em sala (se organizem entre si).

Para próxima aula: leitura e análise crítica de texto a ser debatido em nosso próximo encontro - vejam os tópicos de aula).

PRÁTICA I: Início da Prática nesta semana com visita oficial (20/05/2014 - 20/05/2014)

NESTA SEMANA, REALIZARÃO A 1ª VISITA PARA PROPOR OFICIALMENTE A PRÁTICA NO LOCAL

Alunos deverão elaborar e levar

  • Planto de trabalho/ Projeto simples contendo objetivos, público, encontros, métodos, para levar ao local e apresentar ao responsável
  • Termo de Compromisso

E, claro, antes de tudo, planejar sua inserção (como irão se inserir, como pretendem desenvolver a atividade, como construirão o contrato com os participantes, nº de encontros, expectativas, etc. Todo encontro deve ter um início, um meio e um fim, que deve partir da demanda do local)

Ao final de cada encontro, o grupo deverá se reunir, refletir junto, planejar o próximo encontro e cada aluno deverá fazer  um diário de afetações daquele encontro. 

Devido ao tempo limitado da supervisão, cada grupo deverá elencar suas principais afetações e questões para serem trazidas à orientação no final da próxima aula.

Roda de conversa sobre a Prática e Planejamento (20/05/2014 - 20/05/2014)

Cada grupo apresenta sua proposta, seu local.

Diálogo sobre novas ideias e propostas para a prática e esclarecimento de dúvidas.

Combinados para esta semana: 

  • Visita inicial ao local pretendido (para quem ainda não foi)
  • Visita oficial ao local para primeiro contato: plano de trabalho, termo de compromisso, dialogar com responsáveis e com participantes (cartografia do lugar)
  • A partir desta semana, cada grupo ficará responsável por me enviar por e-mail: plano de trabalho, termo de consentimento, síntese da primeira visita por escrito.
  • Síntese da prática deverá ser enviada por e-mail semanalmente para mim.
  • Ao final de cada encontro, os alunos deverão se encontrar para avaliar o encontro entre si, planjear e posteriormente, registrar seu diário de afetações.
História da Clínica, da Psicologia Clínica e a Clínica na Contemporaneidade (27/05/2014 - 27/05/2014)

Início dos Estudos dirigidos pelos Grupos (+-1h/ grupo)

G1 e G2: A História da Clínica e da Psicologia Clínica

(Re) Contando a história: O surgimento da Clínica e um breve retrospecto histórico da Psicologia Clínica (CAP1, Duarte, 2006).

Uma breve história da clínica e da psicologia clínica (Schneider);

Complementares:

O nascimento da clínica (Foucault)

A Clínica que se vive: reflexões sobre a prática da psicologia clínica na contemporaneidade (Cavalcanti, 2006, pp. 27-43).

Fundamentos da psicologia clínica: da técnica à techné (Feijoo, 2004).


Roda de conversa sobre a 1ª experiência


PRÁTICA II: a ser planejada pelo grupo.


Tarefa: Entregar análise crítica de um dos textos estudados (individual) QUEM FOR APRESENTAR NO DIA NÃO PRECISA ENTREGAR A ANÁLISE ESCRITA :)

  A Clínica na contemporaneidade 
Caros alunos do Grupo 2, revisando o texto que havia sugerido para que dividissem com o Grupo 1, conversei com este último, para que ficassem com a temática da história da clínica e da psicologia clínica, e que eu traria uma nova temática bastante interessante para vocês: "A Clínica na Contemporaneidade" (pgs. 27-43). Vejam o que acham e me procurem tão logo possível, ok?! Att., Bianca.
PRÁTICA II - 1ª Oficina (27/05/2014 - 27/05/2014)

A ser planejada por cada grupo.

Lembrando da necessidade de:

  • planejamento: todo encontro deve ter aquecimento, desenvolvimento e fechamento SEMPRE.
  • de reunião logo após cada encontro,
  • da síntese a ser enviada por e-mail para a professora e
  • do diário de afetações de cada aluno.
Significações da Clínica & Atitude Clínica G3 (03/06/2014 - 03/06/2014)

Significações da Clínica e Atitude Clínica G3 

G3: Considerações sobre as significações da psicologia clínica (Dutra, 2004).

Complementar: Fundamentos da psicologia clínica: dá técnica à techné (Feijoo)

COMO NÃO DEU TEMPO PARA O SEGUNDO GRUPO, PARA A PRÓXIMA AULA, EXCEPCIONALMENTE NA 2ª FEIRA, TEREMOS A APRESENTAÇÃO DE UM ÚNICO GRUPO,O G4 :)

G4: Formação da Atitude Clínica no Estagiário de Psicologia (Aguirre, Herzberg, et. al., 2000).

Complementar: (Re) Contando a história: O surgimento da Clínica e um breve retrospecto histórico da Psicologia Clínica (CAP3 e 4, Duarte, 2006).

Roda de conversa sobre a 2ª experiência

PRÁTICA III: a ser planejada pelo grupo.

Fundamentos da psicologia clínica: dá técnica à techné (Feijoo)

Tarefa: Entregar análise crítica de um dos textos estudados (individual) EXCETO PARA OS GRUPO QUE FOREM APRESENTAR, NÃO PRECISARÃO ENTREGAR A ANÁLISE CRÍTICA.

PRÁTICA III - 2ª Oficina (03/06/2014 - 03/06/2014)

A ser planejada.

09/06/14 - G4 & G5 (10/06/2014 - 10/06/2014)

ESTA AULA SE REALIZARÃ EXCEPCIONALMENTE NA 2ª FEIRA ÀS 8H, TENDO SIDO COMBINADA ESTA DATA EM SALA DE AULA COM TODA A TURMA.

G4: Formação da Atitude Clínica no Estagiário de Psicologia (Aguirre, Herzberg, et. al., 2000).

Leitura Complementar: (Re) Contando a história: O surgimento da Clínica e um breve retrospecto histórico da Psicologia Clínica (CAP3 e 4, Duarte, 2006).

G5: Construindo a relação de ajuda (Miranda e Miranda, CAPS I, III e IV)

Roda de conversa sobre a 2ª experiência

PRÁTICA: a ser planejada pelo grupo.

PRÁTICA IV - 3ª Oficina (10/06/2014 - 10/06/2014)

PRÁTICA IV: a ser planejado pelo grupo.

PRÁTICA V - Fechamento com o grupo. (17/06/2014 - 17/06/2014)

PRÁTICA V - Fechamento com o grupo.

O horário inteiro desta aula será disponibilizado aos alunos para:

  • fazerem um bom fechamento com seus participantes da prática, no local escolhido;
  • atualizarem suas sínteses e enviar ao e-mail da professora
  • organizarem como apresentarão suas experiências, incluindo a organização do tempo, considerando que serão 3 grupos apresentando suas experiências por aula.


G6 & G7 (24/06/2014 - 24/06/2014)

G6: Da Experiência do Escutar/ Dizer do Psicólogo (Cardoso, 2004, CAPs 2 e 3, pps.24- 54).

G7: Trein. Psicoterapia Vivencial, Erthal, 1995, CAPs I à III.

Roda de conversa sobre a experiência prática.

Alunos que NÃO irão apresentar deverão escolher uma das leituras para fazer resenha) 

OBS.: Por favor, vejam se os textos estão na xérox, caso contrário, me lembrem com antecedência de disponibilizar os textos desta aula na xérox. Grata!!

Tarefa: Entregar análise crítica do texto estudado (individual) EXCETO ALUNOS QUE APRESENTARÃO NESTA DATA.


G8 & G9 (01/07/2014 - 01/07/2014)

COMO AS TEMÁTICAS SÃO PARECIDAS, SUGIRO QUE OS GRUPOS BUSQUEM SINTETIZAR SEU CONTEÚDO, SE INTEGRAR COM OS DEMAIS GRUPOS SE POSSÍVEL E ELABORAR ALGO CRIATIVO, ORGANIZANDO O TEMPO DE FORMA QUE TODOS POSSAM SE APRESENTAR (creio que por volta de 1h por grupo está bom) :-)

Abordagem Existencial, Treinamento de Habilidades, Intervenções do Terapeuta & Recursos

 

G8: O mesmo livro, CAPs IV à VI.

G9: O mesmo livro, CAPs VII à IX.

Roda de conversa sobre a experiência.

Apresentando a Experiência G1, G2 e G3 (08/07/2014 - 08/07/2014)

Apresentando a Experiência dos grupos mencionados.

Apresentando a Experiência G4, G5 e G6 (15/07/2014 - 15/07/2014)

Apresentando a Experiência dos grupos mencionados.

Apresentando a Experiência G7, G8 e G9 / Fechamento da disciplina (22/07/2014 - 22/07/2014)

1º momento da aula: Apresentação de forma sintética da experiência dos grupos

2º momento: avaliação da disciplina e fechamento da mesma.

PROVA FINAL (29/07/2014 - 29/07/2014)

PROVA FINAL

Frequências da Turma
# Matrícula ABR MAI JUN JUL Total
22 29 06 13 20 27 03 10 17 24 01 08 15 22 29
1 20116**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
2 20116**** 4 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 4
3 20094**** 4 0 0 4 4 4 4 0 0 4 4 4 4 4 4 44
4 20116**** 0 0 4 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 4
5 20116**** 4 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 4
6 20116**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 4 4
7 20116**** 4 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 4
8 20116**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
9 20116**** 4 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 4
10 20083**** 4 0 4 0 0 4 4 0 0 4 4 4 4 4 4 40
11 20116**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 4 0 0 0 0 0 4
12 20116**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 4 4
13 20116**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 4 0 0 0 0 4
14 20116**** 4 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 4
15 20116**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
16 20115**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
17 20116**** 0 0 0 0 0 4 0 0 0 0 0 0 0 0 0 4
18 20116**** 4 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 4 0 0 8
19 20115**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
20 20116**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
21 20116**** 4 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 4
22 20116**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
23 20116**** 0 0 0 0 4 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 4
24 20116**** 4 0 0 0 0 0 4 0 0 0 0 0 0 0 0 8
25 20116**** 0 0 0 0 4 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 4
26 20115**** 0 0 0 0 4 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 4
27 20116**** 4 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 4
28 20115**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 4 0 0 0 4
29 20116**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
30 20116**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 4 0 0 4 0 0 8
31 20116**** 0 0 0 0 0 0 2 0 0 4 0 0 4 0 0 10
32 20116**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
33 20116**** 4 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 4 0 0 8
34 20116**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 4 0 0 4 0 0 8
35 20116**** 0 0 0 0 4 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 4
36 20115**** 0 0 0 0 0 4 0 0 0 0 0 0 0 0 0 4
37 20116**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 4 4
38 20116**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 4 0 0 0 0 0 4
39 20116**** 0 0 4 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 4
40 20116**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
41 20116**** 4 0 0 4 0 0 0 0 0 4 0 0 4 0 4 20
42 20116**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 4 0 0 0 0 4
43 20116**** 4 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 4
44 20116**** 4 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 4
45 20116**** 4 0 0 4 0 0 0 0 0 4 0 0 0 0 4 16
46 201011**** 4 0 4 0 0 0 4 0 0 4 4 4 4 4 4 36
Notas da Turma
# Matrícula Unid. 1 Unid. 2 Unid. 3 Prova Final Resultado Faltas Situação
1 20116**** 8,5 8,5 8,5 8.5 8 AM
2 20094**** 0,0 0,0 0,0 0.0 44 RF
3 20116**** 7,5 8,5 8,5 8.2 0 AM
4 20116**** 6,0 10,0 8,5 8.2 10 AM
5 20116**** 7,0 10,0 9,0 8.7 4 AM
6 20115**** 7,5 10,0 9,0 8.8 4 AM
7 20116**** 8,0 9,0 9,0 8.7 4 AM
8 20116**** 8,5 9,0 9,0 8.8 4 AM
9 20116**** 7,5 9,0 7,5 8.0 4 AM
10 20116**** 6,5 8,5 9,0 8.0 0 AM
11 20116**** 9,0 9,0 10,0 9.3 4 AM
12 20116**** 8,5 8,5 8,5 8.5 4 AM
13 20116**** 6,0 10,0 9,0 8.3 8 AM
14 20116**** 6,0 9,0 9,0 8.0 0 AM
15 20116**** 9,0 8,5 9,0 8.8 0 AM
16 20116**** 9,0 10,0 10,0 9.7 4 AM
17 20116**** 7,5 8,5 8,0 8.0 4 AM
18 20116**** 6,5 0,0 5,0 3.8 20 RF
19 20116**** 7,0 9,0 8,0 8.0 0 AM
20 20116**** 7,0 10,0 8,5 8.5 4 AM
21 20116**** 6,0 8,5 7,5 7.3 0 AM
22 20116**** 9,0 10,0 10,0 9.7 4 AM
23 20116**** 7,0 8,5 9,0 8.2 4 AM
24 20116**** 6,0 9,0 9,0 8.0 8 AM
25 20115**** 8,5 8,5 8,0 8.3 0 AM
26 20116**** 7,5 10,0 8,5 8.7 4 AM
27 20116**** 8,5 10,0 8,5 9.0 4 AM
28 20116**** 6,0 10,0 8,5 8.2 0 AM
29 20116**** 7,5 8,5 9,5 8.5 4 AM
30 20116**** 8,5 8,5 9,0 8.7 4 AM
31 20116**** 8,5 10,0 9,5 9.3 4 AM
32 20116**** 9,0 10,0 9,5 9.5 4 AM
33 20116**** 9,0 8,5 8,5 8.7 4 AM
34 20116**** 9,0 10,0 10,0 9.7 4 AM
35 20083**** 2,0 0,0 0,0 0.7 40 RF
36 20116**** 8,0 9,0 8,5 8.5 8 AM
37 20116**** 6,0 9,0 9,0 8.0 4 AM
38 20116**** 8,5 10,0 8,5 9.0 4 AM
39 20116**** 9,0 8,5 8,5 8.7 4 AM
40 20116**** 7,0 9,0 8,0 8.0 8 AM
41 20116**** 6,5 0,0 5,0 3.8 16 RF
42 20115**** 6,0 10,0 8,5 8.2 0 AM
43 20116**** 8,0 9,0 9,0 8.7 0 AM
44 20115**** 7,5 8,5 8,0 8.0 4 AM
45 201011**** 0,0 0,0 0,0 0.0 36 RF
46 20115**** 6,0 10,0 8,5 8.2 4 AM

Nenhum item foi encontrado

Plano de Curso

Nesta página é possível visualizar o plano de curso definido pelo docente para esta turma.

Dados da Disciplina
Ementa: O conceito de clínica. A história da clínica e de seus fundamentos. As diferentes concepções de sujeito e de sofrimento psíquico e as diversas práticas no campo da psicologia clínica. A psicoterapia como prática do psicólogo. As formas de lidar com a alteridade e suas conseqüências na atuação profissional do psicólogo.
Objetivos:
Metodologia de Ensino e Avaliação
Metodologia: Aulas expositivas dialogadas; Estudos de casos, Leituras dirigidas; Seminários; Discussão de artigos e de filme.

Esta disciplina será organizada de forma teórico-prática.

Duas aulas na semana serão dedicadas ao estudo da teoria, e duas horas, à prática dos alunos que serão divididos em grupos de estudo-trabalho, e convidados a se inserirem em locais como CAPS, asilos, abrigos (lares temporários), comunidades, hospitais (a ser combinado em sala, respeitando os procedimentos necessários para estabelecimento desta parceria) e se lançarem para fazer escuta, rodas de conversa ou oficinas da criatividade (se já tiverem pago a disciplina de grupos) ao longo do semestre, e se aproximar da experiência do sofrimento, da alteridade, sendo estimulados a ampliar seus conceitos de sofrimento, de clínica, da prática.

Este trabalho será apresentado no final do semestre em forma de seminário criativo.

As aulas teóricas serão divididas em dois momentos:

Debate das leituras realizadas: os textos deverão ser lidos por todos e debatidos em sala (decidiremos se as apresentações serão realizadas em grupo, com tema e data marcada, ou se todos deverão ler e na hora da aula, serão sorteadas as pessoas responsáveis pela condução do estudo - dependerá do quanto a turma se comp
Discussão e debate em torno da experiência de escuta trazida pelos alunos.
Nos dias de campo: os alunos realizarão suas visitas, com duração de 1:30h e, logo após cada encontro, os alunos deverão dedicar-se ao diário de campo (grupo deverá se reunir para dialogar sobre o encontro daquele dia, e cada um, deverá registrar como se sentiu em cada encontro – relato individual). Tal relato será importante para o momento de articulação entre teoria e prática nas aulas teóricas.
Grupos em torno de 05 (cinco) alunos.
Procedimentos de Avaliação da Aprendizagem: 1) Apresentação de Relato sobre trabalho em campo (em grupo)
Proposta: se inserirem em locais na comunidade para fazer escuta, rodas de conversa, oficinas da criatividade, ao longo do semestre, e se aproximar da experiência do sofrimento, da alteridade, sendo estimulado a ampliar seus conceitos de sofrimento, de clínica, da prática. A ser apresentado no final do semestre. 10

2) Relato da experiência (individual/ verbal) no último dia de aula (a ser avaliado pela professora)
Auto-avaliação (aluno)
A nota será uma média da avaliação da professora, com a nota atribuída pelo próprio aluno.
Esta atividade será realizada no último dia de aula. 10

3) Participação em sala de aula (apresentações dos textos, debates, participação 5,0 + análises críticas dos textos 5,0) 10
Horário de atendimento: 3ªs 14h
Bibliografia: BIBLIOGRAFIA BÁSICA
BERCHERIE, P. Os fundamentos da clínica: história e estruturas do saber. Rio de Janeiro: Zahar, 1989.
CANGUILHEM, G. O normal e o patológico. Rio de Janeiro: Forense-Universitária, 1990.
COSTA, J. F. Psicanálise e contexto cultural: imaginário psicanalítico, grupos e psicoterapia. Rio de Janeiro: Campus, 1989.
LANGS, R. As bases da psicoterapia. Porto Alegre: Artes Médicas, 1984.
FLEIG, M (org). Psicanálise e sintoma social I. São Leopoldo: Ed. Unisinos, 1997.
FIGUEIREDO, L. C; COELHO JUNIOR, N. Ética e técnica em psicanálise. São Paulo: Escuta, 2000.

BIBLIOGRAFIA COMPLEMENTAR
ANA MARIA FEIJOO
LUIS CLÁUDIO FIGUEIREDO
HENRIETTE MORATO
ROGERS, C. & KINGET, G. Psicoterapia e Relações Humanas. Teoria e prática da terapia não-diretiva. Belo Horizonte, Interlivros, 1977.
YALOM, I. D. Os desafios da terapia; Tradução Vera de Paula Assis. Rio de Janeiro: Ediouro, 2006.
Cronograma de Aulas

Início

Fim

Descrição
15/04/2014
15/04/2014
Não Haverá Aula
22/04/2014
22/04/2014
APRESENTAÇÃO DA DISCIPLINA
29/04/2014
29/04/2014
Concepções de sujeito: quem é o outro?
06/05/2014
06/05/2014
Dialogando sobre a Prática & Oficinas da Criatividade
13/05/2014
13/05/2014
Vivência Oficina da Criatividade
20/05/2014
20/05/2014
Roda de conversa sobre a Prática e Planejamento
20/05/2014
20/05/2014
PRÁTICA I: Início da Prática nesta semana com visita oficial
27/05/2014
27/05/2014
PRÁTICA II - 1ª Oficina
27/05/2014
27/05/2014
História da Clínica, da Psicologia Clínica e a Clínica na Contemporaneidade
03/06/2014
03/06/2014
Significações da Clínica & Atitude Clínica G3
03/06/2014
03/06/2014
PRÁTICA III - 2ª Oficina
10/06/2014
10/06/2014
09/06/14 - G4 & G5
10/06/2014
10/06/2014
PRÁTICA IV - 3ª Oficina
17/06/2014
17/06/2014
PRÁTICA V - Fechamento com o grupo.
24/06/2014
24/06/2014
G6 & G7
01/07/2014
01/07/2014
G8 & G9
08/07/2014
08/07/2014
Apresentando a Experiência G1, G2 e G3
15/07/2014
15/07/2014
Apresentando a Experiência G4, G5 e G6
22/07/2014
22/07/2014
Apresentando a Experiência G7, G8 e G9 / Fechamento da disciplina
29/07/2014
29/07/2014
PROVA FINAL
Avaliações
Data Descrição
13/05/2014 1ª Avaliação
24/06/2014 2ª Avaliação
29/07/2014 3ª Avaliação
: Referência consta na biblioteca
Referências Básicas
Tipo de material Descrição
Referências Complementares
Tipo de material Descrição
Notícias da Turma
: Visualizar

Título

Data
Notas 20/07/2014
Próxima aula - 3ª nota da disciplina 19/07/2014
Nossa Próxima Aula 11/07/2014
Análises Críticas da Disciplina 02/07/2014
Aspectos do Relato da Experiência da Prática 01/07/2014
Combinados desta aula :-) 01/07/2014 01/07/2014
Trabalho prático & Diários de afetações 20/06/2014
Devolutivas 09/06/2014
Próxima Semana 09/06/2014
Data da próxima aula (remarcada) 04/06/2014
Lembretes 14/05/2014
AULA DE AMANHÃ VIVENCIAL - MATERIAIS NECESSÁRIOS 12/05/2014
Sobre as Análises Críticas das Leituras 12/05/2014
Divisão de Grupos ATUALIZADA 08/05/2014
Nossa Próxima Aula 06/05/2014
Tarefa para proxima aula 02/05/2014
GRUPOS SEMINÁRIOS 01/05/2014

SIGAA | Superintendência de Tecnologia da Informação - STI/UFPI - (86) 3215-1124 | sigjb09.ufpi.br.instancia1 vSIGAA_3.12.1163 07/11/2024 20:28