Metodologia de Ensino e Avaliação
Metodologia: |
Serão ministradas aulas expositivas, dialogadas presenciais e on line e de campo, o que inclui visitas guiadas ao Centro Histórico da cidade e delta do Parnaíba. Os diálogos se estabelecerão entre professora e alunos/as em salas (presencial e virtual) por meio de discussões de textos escritos e/ou outras linguagens e suportes, o que inclui textos audiovisuais, sobretudo, documentários etnográficos, que envolvem a temática da cultura, do patrimônio, do turismo e dos estudos de etnologia e história oral. |
Procedimentos de Avaliação da Aprendizagem: |
Além das aulas expositivas dialogadas, serão ministrados seminários, pelos próprios alunos, como parte das atividades de algumas sessões de aulas. Os seminários terão duração máxima de 20 minutos. Os textos dos seminários serão sugeridos pela professora, a partir de diálogos com os alunos/as. Esses textos orientarão conteúdos e discussões nos seminários; ao final dos mesmos os/as alunos/as deverão iniciar a produção de um texto escrito individual sobre tema e questões de sua apresentação. O seminário, a participação nas aulas e o texto valerão respectivamente 10 pontos, que somados e divididos de forma equitativa, corresponderão à nota final do aluno/a na disciplina. |
Horário de atendimento:
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Bibliografia:
| LINDOSO, Dirceu. CAVALCANTI, Bruno César. Lições de etnologia geral: introdução ao estudo de seus princípios seguido de dois estudos de etnologia. Maceió: EDUFAL, 234p. (disponível on line)
WORCMAN, Karen; VASQUEZ, Jesus. História Falada. São Paulo: SESC SP, Museu da Pessoa, Imprensa Oficial do Estado de São Paulo, 2006. (disponível on line)
PINHEIRO, Áurea; MOURA, Cássia; SOUZAm Francisca Márcia Costa de. Ensino, patrimônio cultural e sociedade. In: Historiæ, ISSN 1519-8502, E-ISSN 2238-5541, Rio Grande/RS, Brasil. Disponível em: http://www.seer.furg.br/hist/article/view/3263
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