Metodologia: |
Serão ministradas aulas expositivas, dialogadas presenciais e on line e de campo. Os diálogos se estabelecerão entre professora e alunas em salas (presencial e virtual) por meio de discussões de textos escritos e/ou outras linguagens e suportes, o que inclui textos audiovisuais, sobretudo, documentários etnográficos, que envolvem a temática da cultura e do patrimônio. |
Procedimentos de Avaliação da Aprendizagem: |
Além das aulas expositivas dialogadas, serão ministrados seminários, pelas próprias alunas, como parte das atividades de algumas sessões de aulas. Os seminários terão duração máxima de 40 minutos. Os textos dessas atividades serão sugeridos pela professora, a partir de diálogos com as alunas. Esses documentos orientarão conteúdos e discussões nos seminários; ao final dos mesmos as alunas deverão iniciar a produção de um texto escrito individual sobre tema e questões de sua apresentação. O seminário, a participação nas aulas e o texto valerão respectivamente 10 pontos, que somados e divididos de forma equitativa, corresponderão à nota final do aluno/a na disciplina. |
Bibliografia:
| UNIDADE I
ARANTES, Antônio Augusto. O que é cultura popular. 14 ed. São Paulo: Brasiliense, 2006.
WORCMAN, Karen; VASQUEZ, Jesus. História Falada. São Paulo: SESC SP, Museu da Pessoa, Imprensa Oficial do Estado de São Paulo, 2006. (disponível on line)
UNIDADE II
POLLAK, Michael. Memória e identidade social. Estudos Históricos, Rio de Janeiro, vol. 5, n. 10, 1992, p. 200-212. Disponível em: <http://reviravoltadesign.com/080929_raiaviva/info/wp-gz/wp-content/uploads/2006/12/memoria_e_identidade_social.pdf >.
UNIDADE III
PINHEIRO, Áurea; MOURA, Cássia; SOUZA, Francisca Márcia Costa de. Ensino, patrimônio cultural e sociedade. In: Historiæ, Rio Grande/RS, Brasil, v. 2, n. 3, p. 85-111, 2012, Disponível em: <http://www.seer.furg.br/hist/article/view/3263>
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