Procedimentos de Avaliação da Aprendizagem: |
1ª NOTA
Análise crítica de filme (INDIVIDUAL OU GRUPO) valendo 10
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2ª NOTA
Trabalho prático, apresentação em forma de seminário (em grupo) e entrega de relatório escrito da experiência do trabalho Valendo 10
Sugestão de modalidades:
1) Com alunos do 1º e do 10º período do curso de psicologia: rodas de conversa sobre temas éticos em psicologia: grupos, selecionar temas e ir a campo OU 2) Entrevistar 03 profissionais da saúde (sendo um, psicólogo), apresentando suas experiências e visões de mundo acerca de temas atuais e relacionados à prática psi e produção de documentário, a ser apresentado no final do semestre (grupo).
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3ª NOTA
Somatório dos trabalhos em sala de aula/ tarefas para casa (cada um valendo 1,25) Valendo 10
1) T1 Análise Crítica 1 (individual): Formar psicólogos 2) T2 Exercício em sala (grupo): Moral e Ética, a partir dos vídeos exibidos 3) T3 Análise Crítica 2 (individual): Dilemas Morais e Psicopatas 4) T4 Questões SIGAA Bioética (grupo) 5) T5 Debate em sala: documentário Como morrer no Oregon 6) T6 Pesquisa e apresentação sala: Situação CRP11, CRP06 e CFP (grupo) 7) T7 Trabalho em sala (grupo): Código de Ética e Processos Éticos 8) T8 Trabalho em sala (grupo): Elaboração de documentos
IMPORTANTE:
ASPECTOS A SEREM OBSERVADOS NOS TRABALHOS DA DISCIPLINA:
Postura ética do aluno com professor, seus colegas e em sala de aula Desenvoltura e domínio das temáticas abordadas Utilização de referências retiradas de portais de pesquisa indexados (científicos) Escrita clara, coesa e com correção gramatical Pontualidade nos prazos Comunicação clara
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Bibliografia:
| BÁSICA
BADIOU, A. Ética: um ensaio sobre a consciência do mal. Rio de Janeiro: Relume Dumará, 1995. CFP. Código de Ética Profissional dos Psicólogos. Brasília, 2005. Conselho Federal de Psicologia. Psicólogo Brasileiro - Construção de Novos Espaços. Campinas: Átomo, 1992. FIGUEIREDO, L. C.; COELHO JÚNIOR, N. Ética e técnica em psicanálise. São Paulo: Escuta, 2000. LACAN, J. A ética da psicanálise. Rio de Janeiro: J. Zahar, 1988. PSICOLOGIA E LEGISLAÇÃO. Legislação federal, regulamentação da profissão e código de ética profissional. Número 7. CFP: Brasília, 1995. RINALDI, D. A ética da diferença. Rio de Janeiro: J. Zahar, 1996. VASQUES, A. S. Ética. Rio de Janeiro, Ed. Civilização Brasileira, 1980
BIBLIOGRAFIA COMPLEMENTAR
ARENDT, Hanna. A condição humana. Rio de Janeiro, Forense Universitária, 2000. BAPTISTA, Marisa Todescan Dias da Silva A Regulamentação da Profissão Psicologia: Documentos Que Explicitam o Processo Histórico. PSICOLOGIA: CIÊNCIA E PROFISSÃO, 2010, 30 (núm. esp.), 170-191. COSTA, Jurandir Freire. A Ética e o espelho da cultura. Rio de Janeiro, Rocco, 1994. MELO, Marilene Barros e BRANT, Luiz Carlos. Ato Médico: perda de autoridade, poder e resistência. IN: Psicologia: Ciência e Profissão. V.25 (1), 2005, Brasília, CFP. NOVO, H., SOUZA, L. e ANDRADE,A. (ORG). Ética, cidadania e participação: debates no campo da psicologia. Vitória, Edufes, 2001. PENA, Antônio Gomes. Introdução à filosofia da moral. Rio de janeiro, Imago, 1999. ROMARO, Rita. Ética na psicologia. Petrópolis, Vozes, 2006. Eizirik, M. F. & Trevisan, J. F. (2006). Da genealogia da moral à moral do ressentimento: a crueldade nos bons costumes. Psicologia: Ciência e Profissão, 26(3),360-367. Francisconi. C. F. & Goldim, J. R. (1998). Aspectos Bioéticos da confidencialidade e privacidade. Em S. I. Ferreira, G. Oselka e V. Garrafa (organizadores), Iniciação à bioética, 269-284. Conselho Federal de Medicina, Brasília. Freire, J. C. (2003). A Psicologia a Serviço do Outro: Ética e Cidadania na Prática Psicológica. Psicologia: Ciência e Profissão, 23 (4); 12-15. Rubio, Katia (2007). Ética e compromisso social na psicologia do esporte. Psicologia: Ciência e Profissão, 27 (2) Silva, F. L. (1998). Da Ética Filosófica à Ética em Saúde. Em S. I. F. Costa, G. Oselka e Volnei Garrafa (coordenadores), Iniciação à bioética, 19-36. Conselho Federal de Medicina, Brasília.
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