Metodologia de Ensino e Avaliação
Metodologia: |
Metodologia: Os assuntos serão abordados por aulas teóricas expositivas e/ou seminários sob supervisão, seguidos de aulas práticas em consultório, onde os alunos deverão utilizar o conhecimento fornecido nas aulas teóricas e leituras suplementares. Para as aulas práticas a turma deverá ser dividida em grupos, os quais se revezarão na abordagem clínica do paciente, e todos discutirão o diagnóstico e condutas a serem tomadas. No final do curso os alunos deverão apresentar os casos clínicos dos pacientes que acompanharam, bem como fornecer orientações para o acompanhamento domiciliar. Recursos: A disciplina será desenvolvida através de aulas teóricas, com a utilização de recursos audiovisuais como quadro de acrílico e pincel, projetor multimídia, retroprojetores; e através de aulas práticas desenvolvidas na comunidade.
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Procedimentos de Avaliação da Aprendizagem: |
A avaliação do rendimento acadêmico será feita através da apuração da freqüência às atividades didáticas e da avaliação do aproveitamento escolar. APURAÇÃO DA FREQUÊNCIA: será considerado REPROVADO o aluno que obtiver freqüência inferior a 75% da carga horária da disciplina. AVALIAÇÃO DO APROVEITAMENTO ESCOLAR: a avaliação será formativa e somativa, mediante o acompanhamento do desempenho do aluno nos estudos em grupo ou individual, interesse e desempenho nas aulas práticas e teóricas, assiduidade, pontualidade, comportamento tanto em sala de aula como nos consultórios de aulas práticas e através dos testes escritos, e da apresentação do caso clínico no final do curso. As avaliações serão em número de duas. Os períodos de realização dos mesmos serão indicados no programa de atividades da disciplina. Os valores do rendimento escolar serão expressos por nota, obedecendo a uma escala de zero a dez. Será considerado APROVADO o aluno que obtiver freqüência igual ou superior a 75% da carga horária da disciplina e média aritmética igual ou superior a 7,0 (sete) nas avaliações, estando, neste caso, dispensado do EXAME FINAL. O aluno que não atingir a média aritmética igual ou superior a 7,0 nas avaliações será submetido ao EXAME FINAL, que abrangerá, preferencialmente, todo o conteúdo programático da disciplina, e neste caso, o aluno somente será aprovado se obtiver média igual ou superior a 6,0 (seis), resultante da média aritmética das avaliações de cada unidade e da nota do exame final. O aluno que não obtiver, no mínimo, média aritmética 4,0 (quatro), não poderá se submeter ao exame final, estando já REPROVADO por nota. Vide resolução UFPI.
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Horário de atendimento:
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Bibliografia:
| FREITAS, E. V. Et al. Tratado de Geriatria e Gerontologia. Rio de Janeiro: Guanabara Koogan, 2002. GUCCIONE, A. A. Fisioterapia Geriátrica. 2ª ed. Rio de Janeiro: Guanabara Koogan, 2002. REBELATTO, J. R., MORELLI, J. G. Fisioterapia Geriátrica. São Paulo: Manole, 2004. GALLO, J. J. et al. Reichel / Assistência ao Idoso Aspectos Clínicos do Envelhecimento. 5ª ed. Rio de Janeiro: Guanabara Koogan, 2001. KAUFFMAN, T. L. Manual de reabilitação geriátrica. Rio de Janeiro: Guanabara Koogan, 2001. PORTO, C. C. Semiologia Médica. 4ª ed. Rio de Janeiro: Guanabara Koogan, 2001.
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