Bibliografia:
| Básica: BRITO, G. S.; PURIFICAÇÃO, I. da. Educação e Novas Tecnologias: um repensar. Curitiba: IBPEX, 2008. DEMO, P. Formação Permanente e Tecnologias Educacionais. 2ª ed. Petrópolis: Vozes, 2011. ______. Educação Hoje: ?Novas? tecnologias, pressões e oportunidades. São Paulo: Atlas, 2009. LEIVAS, Marta. ?No olho do furação": as novas tecnologias e a educação hoje. In: SILVA, Mozart Linhares da [org.]. Novas tecnologias educação e sociedade na era da informação. Belo Horizonte: Autêntica, 2001. LÉVY P. A Inteligência coletiva: por uma antropologia do ciberespaço.3a ed. São Paulo: Loyola, 2003. PAIS, L. C. Educação Escolar e as tecnologias da informática. Belo Horizonte: Autêntica, 2005. SILVA, M. L. da (Org.). Novas Tecnologias: educação e sociedade na era da informação. Belo Horizonte: Autêntica, 2001. SOUSA, A. C. G. ; Oliveira, José Carlos . A Evolução da Técnica, da Tecnologia e do Ser Humano. In: Scientiarum Historia IV, 2011, Rio de Janeiro. Anais do Scientiarum IV. Rio de Janeiro: UFRJ, 2011. v. 1. p. 691-697 TORI, Romero. Educação sem distância: as tecnologias interativas. São Paulo: Senac SP, 2010. VARGAS, M. Técnica, tecnologia e ciência: I. Notícias Fapesp, v.39, p.3, jan/fev., 1999.
Complementar: BARATO, Jarbas N. WebGincanas: Um Uso Estruturado da Web em Educação. Disponível em: http://jarbas.wordpress.com/037-webgincanas-um-artigo/. Acesso em: 20 de julho de 2012. Cartilha orientativa ? Criança mais segura na Internet. Disponível em: http://www.criancamaissegura.com.br/cartilha.asp. Acesso em: 29 de julho de 2012. CARVALHO, Jaciara de Sá. Educação na Cibercultura: comunidades de aprendizagem para mobilização da inteligência coletiva. I seminário Web Currículo PUC ? São Paulo, em 22 de setembro de 2008. GOMEZ, Margarita V. Cibercultura, formação e atuação docente em rede. Brasília, DF: Editora Liber, 2010. GROSSI, Gabriel P. Como os alunos fazem buscas na Internet. Disponível em: http://revistaescola.abril.com.br/formacao/formacao-continuada/buscas-via-internet-466998.shtml. Acesso em: 28 de julho de 2012. LUCENA, Simone. A Internet como espaço de construção de conhecimento, In: NOVA, C. e ALVES, L. Educação e tecnologia: trilhando caminhos. Salvador, BA: Editora Uneb, 2003 MORAN, José Manuel. Os novos espaços de atuação do educador com as Tecnologias. Encontro Nacional de Didática e Prática de Ensino, in ROMANOWSKI, Joana Paulin et al (Orgs). Conhecimento local e conhecimento universal: Diversidade, mídias e tecnologias na educação. vol 2, Curitiba, Champagnat, 2004 MORAN, José Manuel. Novas tecnologias e mediação pedagógicas. Campinas, SP: Papirus, 2000. PATRICIO, Maria R. V., GONÇALVES, Vitor M. B. Utilização Educativa do Facebook no Ensino Superior. Disponível em: https://bibliotecadigital.ipb.pt/bitstream/10198/2879/4/7104.pdf. Acesso em: 29 de julho de 2012. PECHI, Daniele. Como usar as redes sociais a favor da aprendizagem. Disponível em: http://revistaescola.abril.com.br/gestao-escolar/redes-sociais-ajudam-interacao-professores-alunos-645267.shtml. Acesso em: 22 de julho de 2012. PIMENTEL, F.S.C. Formação de Professores e Novas Tecnologias: possibilidades e desafios da utilização de webquest e webfólio na formação continuada. Rio de Janeiro: UCB. 9p. (especialização em Docência do Ensino Superior) ? Universidade Castelo Branco e Departamento de Educação e Cultura do Exército (DECEx). Coordenação de Ensino a Distância. Rio de Janeiro, 2007. Disponível em:http://www.ensino.eb.br/portaledu/conteudo/artigo7780.pdf. Acesso: 23 de julho de 2012.
|