-

CMR0040 - SISTEMATICA FILOGENETICA - Turma: 01 (2013.1)

Tópicos Aulas
Introdução ao Curso: Contrato Pedagógico. (23/05/2013 - 23/05/2013)
Apresentar aos alunos o plano estrutural do curso, bem como os principais conteúdos, objetivos, metodologia, sistema de avaliação, relatórios de aulas práticas e organização do seminário. Apresentação do Curso de Biologia da UFPI e a relação da Disciplina de Sistemática Filogenética com outras disciplinas, como Sistemática Animal, Zoologia, Embriologia, Ecologia e Citogenética.
História da Compreensão da Diversidade Biológica. (24/05/2013 - 31/05/2013)
A origem do conhecimento da diversidade biológica. História da compreensão da ordem da diversidade biológica. Aristóteles: as essências; categorias aristotélicas; a classificação aristotélica; homologia; o início da biologia. Linnaeus. As grandes navegações, imperialismo e a constituições de coleções biológicas. Fixismo e transformismo.
Sistema Linneano. (06/06/2013 - 07/06/2013)
As categorias linneanas. Hierarquia de táxons e hierarquia de categorias. As classificações linneanas. Homologia pré-evolucionista. A teoria da evolução e as classificações biológicas pós-evolucionistas.
Escolas Evolutivas. (13/06/2013 - 14/06/2013)
As diferentes escolas de sistemática. Sistemática essencialista e taxonomia sem teoria. Sistemática fenética: objetivos e métodos. Sistemática gradista. Sistemática filogenética. Método de recuperação de ordem e sistema de nomes nas classificações: hierarquia de táxons, hierarquia de nomes e hierarquia de categorias.
Exercícios práticos sobre as escolas sistemáticas. (20/06/2013 - 21/06/2013)
Aula prática de construção coletiva do conhecimento pelo aluno.
Primeira Avaliação Teórica. (27/06/2013 - 27/06/2013)
Aplicação da Primeira Avaliação Teórica: Visa avaliar a assimilação dos conteúdos trabalhados e a composição de suas intrincadas relações.
Sistemática Filogenética. (28/06/2013 - 28/06/2013)
O problema da reconstrução da filogenia dos grupos. Horizonte temporal e a filogenia. O método de análise filogenética de Willi Hennig. Homologia evolutiva. Direção temporal para estruturas homólogas e diferentes entre si: plesiomorfia e apomorfia. Apomorfias compartilhadas e agrupamentos monofiléticos.
Construção de Filogenias 1. (04/07/2013 - 05/07/2013)
Sinapomorfias, homoplasia e reversões. Congruência entre caracteres. Parsimônia. Topologias possíveis. Filogenias como hipóteses. Decisão sobre a melhor filogenia.
Entrega de resenha de artigo científico na área de sistemática filogenética (atividade em equipe) Via SIGAA (11/07/2013 - 19/07/2013)
Os alunos entrarão no SIGAA e postarão a resenha de artigo científico ou dissertação de mestrado ou tese de doutorado referente ao tema abordado no seminário.
    
Inicia em 11/07/2013 às 14h 0 e finaliza em 19/07/2013 às 22h 0
Construção de Filogenias 2. (01/08/2013 - 02/08/2013)
Aplicação do método filogenético a caracteres morfológicos, fisiológicos, genéticos, bioquímicos, ecológicos e comportamentais. A origem dos principais caracteres bioquímicos, citogenéticos, fisiológicos, morfológicos e comportamentais. A universalidade da ferramenta filogenética como meio de compreender a distributividade de caracteres biológicos.
Biogeografia. (08/08/2013 - 09/08/2013)
O problema da distribuição espacial dos grupos biológicos: disjunção taxonômica. Histórico do pensamento biogeográfico. A biogeografia Criacionista. A descoberta das Américas. O dispersionismo criacionista de Linnaeus.
Dispersão e Vicariância. (15/08/2013 - 15/08/2013)
O advento da teoria evolutiva e o dispersionismo evolucionista. Disjunção e vicariância. A integração entre dispersão e vicariância para formar o padrão biogeográfico local. Tectônica de placas. História da diferenciação de faunas e floras regionais. Regiões biogeográficas e as provinciais biogeográficas locais.
Segunda Avaliação Teórica. (16/08/2013 - 16/08/2013)
Aplicação da Segunda Avaliação Teórica: Visa avaliar a assimilação dos conteúdos trabalhados e a composição de suas intrincadas relações.
Entrega de excercício prático de sistemática filogenética (atividade em equipe) Via SIGAA. (22/08/2013 - 23/08/2013)
Os alunos entrarão no SIGAA e postarão o excercício prático de sistemática filogenética.
    
Inicia em 22/08/2013 às 8h 0 e finaliza em 23/08/2013 às 22h 0
Revisão da Segunda Avaliação Teórica. (29/08/2013 - 29/08/2013)
Correção Comentada da Segunda Avaliação Teórica: Visa revisar os conteúdos trabalhados e a composição de suas intrincadas relações.
Apresentação de Seminários. (30/08/2013 - 06/09/2013)
Apresentação de Seminários pelos alunos, abordando temas trabalhados na disciplina.
Exame Final. (12/09/2013 - 12/09/2013)
Aplicação do Exame Final: Visa avaliar e revisar todos os conteúdos trabalhados e a composição de suas intrincadas relações.
Frequências da Turma
# Matrícula MAI JUN JUL AGO SET Total
23 24 31 06 07 13 14 20 21 27 28 04 05 11 12 18 19 01 02 08 09 15 16 22 23 29 30 05 06 12
1 20116**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
2 20115**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
3 20109**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
4 20116**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
5 20083**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
6 20115**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
7 20116**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
8 20109**** 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 60
9 20109**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
10 201011**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
11 20083**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
12 20115**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
13 20116**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
14 20116**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
15 20115**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
16 20115**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
Notas da Turma
# Matrícula Unid. 1 Unid. 2 Unid. 3 Prova Final Resultado Faltas Situação
1 20083**** 7,5 7,1 0,0 0.0 2.5 0 RN
2 20083**** 4,7 7,2 5,7 6.1 6.0 0 EF
3 20116**** 10,0 9,2 9,0 9.4 0 AM
4 20109**** 0,0 0,0 0,0 0.0 60 RF
5 20109**** 7,5 8,1 5,7 7.1 0 AM
6 20115**** 7,2 9,0 6,8 7.7 0 AM
7 20116**** 8,1 8,7 9,7 8.8 0 AM
8 20115**** 10,0 9,2 9,0 9.4 0 AM
9 20115**** 8,5 8,5 9,7 8.9 0 AM
10 20115**** 9,4 9,4 9,4 9.4 0 AM
11 20116**** 7,5 8,7 8,7 8.3 0 AM
12 20116**** 6,8 8,5 8,7 8.0 0 AM
13 20115**** 8,2 9,0 9,7 9.0 0 AM
14 20109**** 7,7 7,3 6,7 7.2 0 AM
15 20116**** 7,5 9,0 6,7 7.7 0 AM
16 201011**** 4,4 7,2 5,0 2.2 3.9 0 RN

Nenhum item foi encontrado

Plano de Curso

Nesta página é possível visualizar o plano de curso definido pelo docente para esta turma.

Dados da Disciplina
Ementa: Teoria da sistemática filogenética e comparação com outras escolas de classificação; Métodos para elaboração de cladogramas; Aprendizado de programas de computador para análises filogenéticas; Aplicação da sistemática filogenética na evolução de caracteres e biogeografia.
Objetivos: Compreender a metodologia de análise filogenética e sua aplicaçao na classificaçao grupos de diferentes organimos.
Metodologia de Ensino e Avaliação
Metodologia: 1 -EMENTA:
Teoria da sistemática filogenética e comparação com outras escolas de classificação; Métodos para elaboração de cladogramas; Aprendizado de programas de computador para análises filogenéticas; Aplicação da sistemática filogenética na evolução de caracteres; Biogeografia.

2 - JUSTIFICATIVA:
A presente disciplina busca contemplar os principais aspectos da Evolução, uma ciência que aborda a história dos organismos, desde os mais simples até sua manifestação como homem consciente. Aliado a isso, a disciplina também aborda o resgate histórico da concepção do homem frente à diversidade biológica. Adaptação, seleção natural e relação histórica dos organismos ao meio ambiente são temas de estudo dessa Ciência. Também se relaciona com as disciplinas de Zoologia, Anatomia, Embriologia, Ecologia e Citologia, principalmente considerando o desenvolvimento histórico das estruturas orgânicas. Considerando o perfil do acadêmico acima descrito, a disciplina vem de encontro com a fundamentação teórica que o Curso de Ciências Biológicas objetiva transmitir aos seus graduandos: o mais novo paradigma biológico, importante em sua descrição de um método geral de reconstrução da história filogenética.

3 - OBJETIVOS GERAIS:
Compreender a diversidade biológica sob uma ótica holística, compreendendo as semelhanças entre os grupos, sua dimensão temporal, espacial e a existência de um sistema de nomes, além de buscar completar a formação biológica dos alunos, colocando o Processo Evolutivo como base de entendimento de todos os processos biológicos que atuam sobre os seres vivos.

4 - OBJETIVOS ESPECÍFICOS
Apresentar aos alunos a história das soluções dadas para o reconhecimento da ordem subjacente à diversidade biológica, que resultaram nas escolas essencialista, gradista, fenética e filogenética. O aluno deverá saber os fundamentos do método de reconstrução filogenética e compreender que qualquer caráter biológico teve uma origem evolutiva no contexto filogenética e pode, portanto, ter seu padrão de distribuição nos táxons compreendido sob um enfoque filogenético. O aluno deverá compreender a distribuição espacial da diversidade biológica, reconhecendo o papel da dispersão e da vicariância como mecanismos de determinação, através do tempo, da distribuição geográfica dos organismos.

5 - CONTEÚDO PROGRAMÀTICO:
Parte teórica: (Conteúdos conceituais e essenciais)
História da compreensão da ordem da diversidade biológica. Aristóteles: as essências; categorias aristotélicas; a classificação aristotélica; homologia; o início da biologia. Linnaeus. As grandes navegações, imperialismo e a constituições de coleções biológicas. Fixismo e transformismo. As categorias linneanas. Hierarquia de táxons e hierarquia de categorias. As classificações linneanas. Homologia pré-evolucionista. A teoria da evolução e as classificações biológicas pós-evolucionistas. O método de análise filogenética de Willi Hennig. Homologia evolutiva. Direção temporal para estruturas homólogas e diferentes entre si: plesiomorfia e apomorfia. Apomorfias compartilhadas e agrupamentos monofiléticos. Sinapomorfias, homoplasia e reversões. Congruência entre caracteres. Parsimônia. Topologias possíveis. Filogenias como hipóteses. Decisão sobre a melhor filogenia. Aplicação do método filogenético a caracteres morfológicos, fisiológicos, genéticos, bioquímicos, ecológicos e comportamentais. As diferentes escolas de sistemática. Sistemática essencialista e taxonomia sem teoria. Sistemática fenética: objetivos e métodos. Sistemática gradista. Sistemática filogenética. Método de recuperação de ordem e sistema de nomes nas classificações: hierarquia de táxons, hierarquia de nomes e hierarquia de categorias. O problema da distribuição espacial dos grupos biológicos: disjunção taxonômica. Histórico do pensamento biogeográfico. A biogeografia Criacionista. A descoberta das Américas. O dispersionismo criacionista de Linnaeus. O advento da teoria evolutiva e o dispersionismo evolucionista. Dispersão e vicariância. A integração entre dispersão e vicariância para formar o padrão biogeográfico local. Tectônica de placas. História da diferenciação de faunas e floras regionais. Regiões biogeográficas e as provinciais biogeográficas locais. Conceitos de Espécie; Evolução dos Grandes Grupos Taxonômicos.

6 - METODOLOGIA DE ENSINO E APRENDIZAGEM
Como eixo metodológico para o desenvolvimento desse trabalho tem-se como pressuposto que o conhecimento se constrói pela interação sujeito/objeto. Consideramos o aluno, não como um receptor passivo de informações, mas como um sujeito capaz de se apropriar do conhecimento de forma inovadora.
Os temas trabalhados, por si só, provocam debates e discussões, pois são polêmicos e atuais. A possibilidade de mudança do paradigma biológico promove debates intensos, sendo assunto dos principais artigos científicos.
Posto isso, o curso será expositivo, ilustrado, dinâmico e se dará em 60 horas, seguindo a programação apresentada no item anterior.
As aulas teóricas serão expositivas com o uso dos mais modernos recursos audiovisuais, como data show e vídeos didáticos, com discussão em classe sobre bibliografia previamente informada e estudada. As aulas práticas serão com apresentação de animações digitais didáticas, além de exercícios práticos de sistemática.

Atividades discentes:
Participação nas aulas teóricas, práticas, seminários e nas discussões; apresentação de relatório de aula prática (exercícios), resenhas de artigos científicos, dissertações e teses, e avaliações.
Procedimentos de Avaliação da Aprendizagem: As avaliações constarão de duas provas escritas, abrangendo toda a matéria, na metade e no final do curso (teóricas), resenhas de artigos científicos, dissertações e teses, além de relatórios de aulas práticas e seminário.

Média Final:
M = P1 + RA1 + P2 + EP + S
2 2

Onde:
EP = Exercício Prático; M = Média Semestral; P1 = primeira avaliação teórica; P2 = segunda avaliação teórica; RA = Resenha de artigo científico; S = seminário.
Horário de atendimento: segundas-feiras, 10:00h a 12:00h.
Bibliografia: AMORIM, D.S. 1997. Elementos Básicos de Sistemática Filogenética, 2ª Edição. Holos, Editora e Sociedade Brasileira de Entomologia, Ribeirão Preto. 154p.
FUTUYMA, D.J. 2002. Biologia Evolutiva. 3 ed. Ribeirão Preto: Sociedade Brasileira de Genética, 631p.
PAPAVERO, N. (Organizador), 1994. Fundamentos Práticos de Taxonomia Zoológica: Coleções, Bibliografia, Nomenclatura. Editora UNESP - FAPESP, São Paulo.
Cronograma de Aulas

Início

Fim

Descrição
23/05/2013
23/05/2013
Introdução ao Curso: Contrato Pedagógico.
24/05/2013
31/05/2013
História da Compreensão da Diversidade Biológica.
06/06/2013
07/06/2013
Sistema Linneano.
13/06/2013
14/06/2013
Escolas Evolutivas.
20/06/2013
21/06/2013
Exercícios práticos sobre as escolas sistemáticas.
27/06/2013
27/06/2013
Primeira Avaliação Teórica.
28/06/2013
28/06/2013
Sistemática Filogenética.
04/07/2013
05/07/2013
Construção de Filogenias 1.
11/07/2013
19/07/2013
Entrega de resenha de artigo científico na área de sistemática filogenética (atividade em equipe) Via SIGAA
01/08/2013
02/08/2013
Construção de Filogenias 2.
08/08/2013
09/08/2013
Biogeografia.
15/08/2013
15/08/2013
Dispersão e Vicariância.
16/08/2013
16/08/2013
Segunda Avaliação Teórica.
22/08/2013
23/08/2013
Entrega de excercício prático de sistemática filogenética (atividade em equipe) Via SIGAA.
29/08/2013
29/08/2013
Revisão da Segunda Avaliação Teórica.
30/08/2013
06/09/2013
Apresentação de Seminários.
12/09/2013
12/09/2013
Exame Final.
Avaliações
Data Descrição
27/06/2013 1ª Avaliação
16/08/2013 2ª Avaliação
30/08/2013 3ª Avaliação
12/09/2013 4ª Avaliação
: Referência consta na biblioteca
Referências Básicas
Tipo de material Descrição
Referências Complementares
Tipo de material Descrição
Notícias da Turma
: Visualizar

Título

Data
Avaliação Final Sistemática Filogenética 10/09/2013
Atividade a distância via SIGAA - envio de exercício Sistemática Filogenética 21/08/2013
Material para segunda avaliação já está disponível no SIGAA 10/08/2013
Atividade a distância via SIGAA - envio de resenha de artigo científico 23/07/2013
Prazo Final (19/07) para envio das Resenhas de Artigos Científicos 19/07/2013
Atividade a distância via SIGAA - envio de resenha de artigo científico 13/07/2013
Alteração da data da Primeira Avaliação 16/06/2013
Plano de Ensino e Portal SIGAA Sistemática Filogenética. 30/05/2013

SIGAA | Superintendência de Tecnologia da Informação - STI/UFPI - (86) 3215-1124 | sigjb09.ufpi.br.instancia1 vSIGAA_3.12.1163 07/11/2024 20:29