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CBT0036 - FUNDAMENTOS DE MARKETING - Turma: 01 (2013.1)

Tópicos Aulas
História e Evolução do Marketing (20/05/2013 - 03/06/2013)

1. PRIMEIRAS IDÉIAS

1.1. TEORIA DA ESCOLHA INDIVIDUAL

1.2. 1ª e 2ª FASE DA REVOLUÇÃO INDUSTRIAL

1.3. O MARKETING NA DÉCADA DE 50, 60 E 70

1.4 A INFLUÊNCIA DA TEORIA GERAL DOS SISTEMAS NO MARKETING DE PHILLIP KOTLER

1.5. DEFINIÇÃO DE MARKETING

 

CONCEITOS APLICADOS AO MARKETING (04/06/2013 - 24/06/2013)

1. MERCADO

2. SEGMENTO DE MERCADO

3. DEFINIÇÃO DE NECESSIDADES E DESEJOS

4. SATISFAÇÃO

5. VALOR DO PRODUTO PARA O CLIENTE

6. DIFERENÇA ENTRE PRODUTO E SERVIÇOS

7. DEMANDA DE MERCADO

8. POTENCIAL DE MERCADO

9. DEMANDA DE PRODUTO

10. AMBIENTE DE MARKETING

FUNÇÃO DO MARKETING (24/06/2013 - 08/07/2013)

1. FUNÇÕES BÁSICAS DA EMPRESA

2. O MARKETING COMO FUNÇÃO EMPRESARIAL

3. COMPOSTO DE MARKETING OU MARKETING MIX (OS 4C's, 4P's e 4A's)

 

ADMINISTRAÇÃO DO MARKETING (08/07/2013 - 16/07/2013)

1. CONCEITO E DEFINIÇÃO

2. RESPONSABILIDADE ESTRATÉGICA

3. RESPONSABILIDADE OPERACIONAL

4. PLANEJAMENTO DE MARKETING

4.1. Análise de Mercado

4.2. Identificação de Oportunidades e Riscos

4.3. Objetivos de Marketing e Estratégia de Diferenciação de Produto

4.4. Estratégia de Preço, Comunicação e Distribuição

4.5. Plano Tático

4.6. Orçamento de Marketing

4.7. Avaliação e Controle

COMPORTAMENTO DO CLIENTE/CONSUMIDOR (05/08/2013 - 12/08/2013)
COMUNICAÇÃO DE MARKETING (12/08/2013 - 20/08/2013)

1. CONCEITO DE COMUNICAÇÃO INTEGRADA

2. PROCESSO DE COMUNICAÇÃO

PLANO DE MARKETING (20/08/2013 - 26/08/2013)
Frequências da Turma
# Matrícula MAI JUN JUL AGO SET Total
20 21 27 28 03 04 10 11 17 18 24 25 01 02 08 09 15 16 05 06 12 13 19 20 26 27 02 03
1 20115**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
2 20094**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
3 20116**** 2 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 2
4 20116**** 2 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 2
5 20084**** 2 2 0 2 2 2 0 2 0 2 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 14
6 20116**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
7 20116**** 2 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 2
8 20116**** 0 0 0 0 0 2 0 0 0 2 0 0 0 0 0 0 2 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 6
9 20116**** 0 0 0 0 0 0 0 2 0 0 0 0 0 0 0 0 2 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 4
10 201011**** 0 0 0 0 0 0 0 2 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 2
11 20116**** 2 2 0 0 0 2 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 6
12 20115**** 2 0 0 0 0 0 0 0 0 2 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 4
13 20116**** 2 2 0 2 2 0 0 2 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 10
14 20094**** 0 0 0 2 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 2
15 20116**** 2 0 0 2 0 2 0 0 0 2 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 8
16 20116**** 0 0 0 0 0 0 0 2 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 2
17 20115**** 0 0 0 0 0 0 2 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 2
18 20116**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
19 20115**** 2 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 2
20 20115**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
21 20116**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
22 20116**** 2 2 0 2 2 2 2 2 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 14
23 20115**** 0 0 0 2 0 0 2 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 4
24 20115**** 0 0 0 0 0 2 2 0 0 2 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 6
25 20116**** 0 0 0 0 2 0 2 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 4
26 20116**** 2 0 0 2 0 2 0 0 0 2 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 8
27 20115**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
28 20115**** 2 2 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 4
29 20116**** 2 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 2
30 20115**** 0 0 0 2 0 0 2 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 4
31 20116**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
32 20115**** 0 0 0 0 0 0 0 2 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 2
33 20116**** 2 0 0 0 2 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 4
34 20115**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
35 20116**** 0 0 0 0 0 0 2 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 2
36 20116**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
37 20115**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
38 20116**** 2 2 0 0 2 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 6
39 201011**** 0 0 0 0 2 2 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 4
40 201011**** 0 0 0 0 0 2 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 2
41 20115**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
42 20115**** 2 2 0 2 2 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 8
43 20116**** 2 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 2
44 20115**** 2 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 2
45 20115**** 2 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 2
46 20116**** 2 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 2
Notas da Turma
# Matrícula Unid. 1 Unid. 2 Unid. 3 Prova Final Resultado Faltas Situação
1 20116**** 9,0 6,0 9,0 8.0 0 AM
2 20115**** 10,0 10,0 9,0 9.7 0 AM
3 20115**** 10,0 10,0 7,0 9.0 0 AM
4 201011**** 9,0 7,0 3,0 9.5 7.9 0 EF
5 20115**** 8,0 7,0 8,0 7.7 0 AM
6 20116**** 8,0 8,5 7,0 7.8 0 AM
7 20116**** 10,0 10,0 10,0 10.0 0 AM
8 20094**** 8,5 9,0 6,0 7.8 0 AM
9 20084**** 8,5 8,5 5,0 7.3 0 AM
10 20115**** 9,0 8,0 8,0 8.3 0 AM
11 20115**** 9,0 8,0 7,0 8.0 0 AM
12 20116**** 9,0 8,0 7,0 8.0 0 AM
13 20115**** 8,0 7,0 7,0 7.3 0 AM
14 20115**** 8,0 8,5 6,0 7.5 0 AM
15 20115**** 9,0 8,0 8,0 8.3 0 AM
16 20116**** 9,0 8,0 8,0 8.3 0 AM
17 20115**** 9,0 6,0 9,0 8.0 0 AM
18 20116**** 8,0 7,0 8,0 7.7 0 AM
19 20116**** 8,0 0,0 5,5 5.5 5.0 0 RN
20 20115**** 8,0 7,0 8,0 7.7 0 AM
21 20116**** 9,0 8,0 8,0 8.3 0 AM
22 20116**** 9,0 7,0 6,0 7.3 0 AM
23 20115**** 10,0 10,0 8,0 9.3 0 AM
24 20116**** 9,0 0,0 0,0 3.0 0 RN
25 20115**** 10,0 10,0 8,5 9.5 0 AM
26 20116**** 8,0 8,5 4,5 7.0 0 AM
27 20115**** 10,0 10,0 9,5 9.8 0 AM
28 20116**** 8,0 8,5 5,5 7.3 0 AM
29 20116**** 9,0 6,0 5,5 10.0 8.4 0 EF
30 20115**** 8,5 9,0 8,0 8.5 0 AM
31 20094**** 9,0 0,0 6,0 0.0 2.5 0 RN
32 20116**** 8,5 8,5 7,5 8.2 0 AM
33 20115**** 9,0 7,0 5,0 7.0 0 AM
34 20116**** 8,0 8,5 6,5 7.7 0 AM
35 20116**** 7,0 8,0 9,0 8.0 0 AM
36 201011**** 8,5 9,0 6,0 7.8 0 AM
37 20115**** 9,0 6,0 6,0 7.0 0 AM
38 201011**** 8,0 8,0 7,5 7.8 0 AM
39 20116**** 9,0 6,0 7,5 7.5 0 AM
40 20116**** 8,0 8,5 6,0 7.5 0 AM
41 20116**** 8,0 0,0 3,5 3.8 0 RN
42 20116**** 8,5 9,0 3,5 7.0 0 AM
43 20115**** 9,0 6,0 5,5 10.0 8.4 0 EF
44 20116**** 10,0 10,0 7,5 9.2 0 AM
45 20116**** 9,0 6,0 9,0 8.0 0 AM
46 20116**** 8,5 9,0 7,5 8.3 0 AM

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Plano de Curso

Nesta página é possível visualizar o plano de curso definido pelo docente para esta turma.

Dados da Disciplina
Ementa: Introdução aos estudos de Marketing. O Ambiente de Marketing. Sistema de Informações de Marketing. Mercados Consumidores e Comportamento do Consumidor. Diferenciação de Produto e Segmentação de Mercado. Posicionamento da Oferta ao Mercado por meio do C.V.P. Responsabilidade Social e Ética no Marketing. Planejamento estratégico e o papel do marketing nas empresas. Mix de Marketing.
Objetivos: Apresentar ao aluno os conceitos e as ferramentas básicas do marketing. Tornar perceptível a atuaçao do marketing em esferas sociais, culturais, políticas e econômicas na atualidade. Oferecer uma visao global da importância do marketing na rotina das empresas e no posicionamento dos mercados. Estimular o uso contínuo da informaçao e planejamento na atuaçao profissional. Praticar situaçoes de planejamento de marketing com os alunos.
Metodologia de Ensino e Avaliação
Metodologia: Os procedimentos didáticos que serão utilizados, no intuito de atingir os objetivos propostos para esta disciplina, constituem-se em:
1. Aulas expositivas e dialogadas;
2. Análise e interpretação de situações reais vivenciadas no ambiente organizacional;
3. Discussão de assuntos atuais relacionados com o conteúdo programático;
4. Dinâmicas de grupo que tragam ao aluno o desenvolvimento do senso crítico e analítco frente a realidade empresarial do setor turístico.
Procedimentos de Avaliação da Aprendizagem: As avaliações ocorrerão em conformidade com os anseios de aprendizagem dos alunos. As avaliações aprovadas pelos discentes apresentam-se com o seguinte formato:

1ª Avaliação (Trabalho em Grupo) - vale 10 pontos;
2ª Avaliação (Trabalho em Grupo) - vale 10 pontos;
3ª Avaliação (Prova Escrita) - vale 10 pontos;

Para os alunos que obtiverem menos de 7 faltas, acrescentar-se-á 1 ponto em uma das avaliações.
A média será a soma das três avaliações dividido por três.
Horário de atendimento:
Bibliografia:
Cronograma de Aulas

Início

Fim

Descrição
20/05/2013
03/06/2013
História e Evolução do Marketing
04/06/2013
24/06/2013
CONCEITOS APLICADOS AO MARKETING
24/06/2013
08/07/2013
FUNÇÃO DO MARKETING
08/07/2013
16/07/2013
ADMINISTRAÇÃO DO MARKETING
05/08/2013
12/08/2013
COMPORTAMENTO DO CLIENTE/CONSUMIDOR
12/08/2013
20/08/2013
COMUNICAÇÃO DE MARKETING
20/08/2013
26/08/2013
PLANO DE MARKETING
Avaliações
Data Descrição
25/06/2013 1ª Avaliação
23/07/2013 2ª Avaliação
06/08/2013 3ª Avaliação
: Referência consta na biblioteca
Referências Básicas
Tipo de material Descrição
Referências Complementares
Tipo de material Descrição
Notícias da Turma

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