III. Equipamentos e utensílios necessários:
- Tesoura de poda;
- Lupa e/ou microscópio estereoscópio; - Bisturi.
IV. Procedimento:
- Com base no material teórico, enquadrar as folhas do item A nas categorias de Limbo estudadas em sala (quanto à nervação, à consistência, à superfície, etc.);
- Com as folhas do item B, realizar o estudo do limbo e classificá-los quanto à FORMA, ao BORDO, ao ÁPICE e à BASE;
- No que se refere à “Nomenclatura foliar”, “Folhas reduzidas” e “Folhas modificadas” enquadrar, de forma pertinente, a folhas do item C;
- Esquematizar a atividade realizada no segundo tópico do item “Procedimento”.
V. Atividade complementar
01. Complete as lacunas com termos que indicam modificações foliares:
a) As folhas de Cereus sp. estão transformadas em .................................., um caráter comum na família Cactaceae.
b) Folhas modificadas em ........................................ atrativos(as) são características de primavera (Bougainvillea spectabilis Willd. – Nyctaginaceae).
c) Plantas carnívoras, como Nepenthes sp. (Nepenthaceae),Drosera sp. (Droseraceae) e Sarracenia sp. (Sarraceniaceae) possuem .................................... especializadas na captura de pequenos animais.