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CMR0032 - MORFOLOGIA E ANATOMIA VEGETAL - Turma: 01 (2024.1)

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  • Material para Aula P'ratica de Morfologia da FOLHA
  • 14/06/2024 12:00
  • Texto:

    Caros alunos,

    Usaremos, na aula prática de hoje (14/06) Roteiros 12 e 13 do livro "Morfologia e Anatomia Vegetal - Uma abordagem prática", conforme abaixo. Também levem este livro para o Laboratório:

     

    3.12 Aula prática no 12 Data: ____ / ____ / ________ Assunto: Morfologia da Folha I

    I. Objetivos:

    - Reconhecer as folhas de diferentes espécies e enquadrá- las nas categorias estudadas na aula teórica; -Definiroquealgumasestruturasobservadasrepresentam no corpo da planta;

    - Observar estruturas internas na folha.

    II. Materiais vegetais necessários:

    A) Folhas de:

    Mamão Cana-de-Açúcar Mamona Laranjeira

    Eucalipto Babosa

    Cajueiro Tiririca

    B) Estruturas de/em:
    “Boungaville” Bambu
    Maracujá Laranja
    Cacto Marmeleiro Espada-de-são-jorge

    Gramínea Cebola

    “Flamboyant” Bananeira

    C) Ramos foliares de:
    • Cajueiro (Anacardium occidentale L. – Anacardiaceae);
    • Pau-brasil (Paubrasilia echinata (Lam.) Gagnon, H.C.Lima & G.P.Lewis – Fabaceae);
    • Oiti (Licania tomentosa (Benth.) Fritsch – Chrysobalanaceae).

    Observação: outras plantas também podem ser inseridas dependendo da disponibilidade do vegetal no momento da aula prática.

     

    III. Equipamentos e utensílios necessários:

    - Tesoura de poda;
    - Lupa e/ou microscópio estereoscópio; - Bisturi.

    IV. Procedimento:

    - Com base no material teórico, enquadrar as folhas do item nas categorias de Limbo estudadas em sala (quanto à nervação, à consistência, à superfície, etc.);
    - Com as folhas do item 
    B, realizar o estudo do limbo e classificá-los quanto à FORMA, ao BORDO, ao ÁPICE e à BASE;

    - No que se refere à “Nomenclatura foliar”, “Folhas reduzidas” e “Folhas modificadas” enquadrar, de forma pertinente, a folhas do item C;
    - Esquematizar a atividade realizada no segundo tópico do item “Procedimento”.

    V. Atividade complementar

    01. Complete as lacunas com termos que indicam modificações foliares:

    a) As folhas de Cereus sp. estão transformadas em .................................., um caráter comum na família Cactaceae.
    b) Folhas modificadas em ........................................ atrativos(as) são características de primavera (
    Bougainvillea spectabilis Willd. – Nyctaginaceae).

    c) Plantas carnívoras, como Nepenthes sp. (Nepenthaceae),Drosera sp. (Droseraceae) e Sarracenia sp. (Sarraceniaceae) possuem .................................... especializadas na captura de pequenos animais.

    d) Em folhas de Myrtaceae e Rutaceae, em geral, existem ..................................... translúcidas que são produtoras de óleos voláteis.
    e) Os .................................... da cebola são estruturas foliares modificadas com a função de armazenamento de substâncias nutritivas.

    VI. Atividade complementar II

    Visite o sítio eletrônico SpeciesLink e busque plantas presentes no seu município que apresentem exsicatas disponíveis on-line.
    Para acessar as exsicatas das plantas proceda da seguinte forma:

    - Acesse http://www.splink.org.br/, em seguida:
    - Abrir formulário de busca;
    - Coloque o nome do seu município na aba município;
    - Selecione busca com imagens na aba a direita;
    Acesse as imagens e classifique as folhas observadas quanto a: forma do limbo; bordo do limbo; ápice do limbo e base do limbo.

    VI. Leitura complementar

    MENEZES FILHO, A. C. P. Descrição do padrão de venação foliar em Aristolochia esperanzae Kuntze (Aristolochiaceae). Multi- Science Journal, v. 2, n. 3, p 24-31, 2019.
    Disponível em: https://ifgoiano.edu.br/periodicos/index.php/ multiscience/article/viewFile/1058/823

     

    3.13 Aula prática no 13 Data: ____ / ____ / ________ Assunto: Morfologia da Folha II

    I. Objetivos:

    - Reconhecer as partes que compõem uma folha simples, uma folha composta e uma folha bicomposta (ou recomposta), diferenciando-as;
    - Identificar o tipo de filotaxia (alterna, oposta dística, oposta cruzada, verticilada, rosulada, geminada, fasciculada) presente no material estudado.

    II. Materiais vegetais necessários:

    Ramos foliares de:
    • Cajueiro (Anacardium occidentale L. – Anacardiaceae);• Oiti (Licania tomentosa (Benth.) Fritsch – Chrysobalanaceae);
    • Mangueira (Mangifera indica L. – Anacardiaceae);• Acácia (Caesalpinia sp. – Fabaceae, Caesalpinioideae);• Representante da subfamília Bombacoideae (Malvaceae);• Pau-d’arco (Handroanthus sp. – Bignoniaceae);• Pau-brasil (Paubrasilia echinata (Lam.) Gagnon, H.C.Lima & G.P.Lewis – Fabaceae);
    • Flamboyant (Delonix regia (Bojer ex Hook.) Rat. – Fabaceae).

    Observação: Outras plantas também podem ser inseridas dependendo da disponibilidade do vegetal no momento da aula prática.

    III. Equipamentos e utensílios necessários:

    - Tesoura de poda;
    - Lupa e/ou microscópio estereoscópio; - Bisturi.

    IV. Procedimento:

    - Classificar as folhas disponíveis para estudo nos seguintes critérios: divisão do limbo e filotaxia;
    - Esquematizar os tipos de filotaxia observados no material estudado.

    V. Atividade complementar (Elaboração de um álbum foliar herborizado)

    01. Selecione CINCO folhas simples de diferentes espécies a seu critério e classifique-as quanto:

    a) Forma do limbo; b) Bordo do limbo; c) Ápice do limbo; d) Base do limbo; e) Nervação.

    02. Selecionar UM ramo com cada um dos tipos de folhas compostas descritos a seguir:

    a) Folha composta bifoliolada;
    b) Folha composta trifoliolada;
    c) Folha composta penada paripenada; d) Folha composta penada imparipenada; e) Folha bicomposta.



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