Caros alunos,
Listo abaixo, conforme combinado, os métodos de avaliação da aprendizagem adotados nesta disciplina. Qualquer dúvida, entrem em contato comigo, ok?!
----------------------------------------------------------------------------
3 Relatos de experiência da disciplina - 10
Partindo de um diário de afetações da disciplina (pode ser escrito ou não, mas, necessariamente, todos precisam participar/ se expressar) fazendo articulações com o conteúdo da disciplina dado até então (é individual, para ser apresentado e debatido ao final de cada unidade)
Datas:
1º Relato - 25/11/13
2º Relato - 16/12/13
3º Relato - 24/02/13
-----------------------------------------------------------------------------
Apresentação de Seminário (em grupo) - 10
Datas:
20/01/14: 2 grupos de 5
27/01/14: 2 grupos de 5
03/02/14: 2 grupos de 4
Temas Sugeridos:
Listo algumas sugestões de referências, mas enfatizo que as discussões poderão partir de diferentes perspectivas (humanista, fenomenológico-existencial, TCC, psicanalítica, etc.), partindo do desejo dos integrantes do grupo.
1) AP em instituição de saúde mental.
Modalidades de atendimentos breves para pacientes em instituição de saúde mental, reconhecendo o lugar e a função do psicólogo com essa clientela.
Bibliografia básica: CAUTELLA JR. e MORATO, H. T. P. “Uma prática psicológica inclusiva em hospital psiquiátrico: do cuidado de ser ao resgate da cidadania.”. In: MORATO, H. Aconselhamento Psicológico numa perspectiva fenomenológica existencial, Cap. 11, pp. 146-162.
2) AP em Instituição Judiciária.
Apresentar o lugar e a função do psicólogo que trabalha com mediação de conflitos e em instituições jurídicas.
Bibliografia básica: MENDES, M. de U. F. “Vindo e indo.” In: MORATO, H. Aconselhamento Psicológico numa perspectiva fenomenológica existencial, Cap. 25, pp. 356-367.
3) AP em Instituição Hospitalar.
Apresentar um modelo de atendimento psicológico em instituição hospitalar, reconhecendo a função e os limites do trabalho do psicólogo.
Bibliografia básica: SOUZA, J. e MORATO, H. “Vividação e situação-limite: a experiência entre o viver e o morrer no cotidiano do hospital”, In: MORATO, H. Aconselhamento Psicológico numa perspectiva fenomenológica existencial, Cap. 12, pp. 163-179.
4) AP em Comunidades. Apresentar uma proposta de atenção em comunidades.
5) Plantão em situações de emergência e desastres.
6) AP em Empresas e organizações.
---------------------------------------------------------------------------
Participação em sala de aula (leituras, debates, roleplay) - 10