Plano de aula 09-12-2020
Tema: Gás
Tempo máximo de discussão de cada item: 30 minutos
Condução da discussão: Coordenadores dos itens
Os coordenadores devem apresentar um resumo do item proposto
1) Texto para leitura: A Europa realmente precisa do gasoduto russo Nord Stream 2? Coordenadores:Carlos Henrique e Jheycon
https://www.dw.com/pt-br/a-europa-realmente-precisa-do-gasoduto-russo-nord-stream-2/a-54868993
a) O gasoduto Nord Stream 2 é realmente necessário para os planos de transição energética alemã?
b) Quais as vantagens e desvantagens do empreendimento?
c) Quais as possíveis implicações geopolíticas que norteiam os interesses russo e alemão?
2) Vídeos para discutir. Biogás e Energia. Coordenadoras: Ana Cláudia Sousa, Ana Cristina, Raissa Nuala
a) https://youtu.be/IPGp62BVVbI
b) https://youtu.be/JiKpOnzLJPM
3) Gás natural. Coordenadoras: Creusa e Francielly
a) Assista e discuta o podcast sobre Gás natural: link: encurtador.com.br/kOY04
Responda: Quais os objetivos e impactos do novo marco legal do gás natural?
b) Leia a matéria: https://www.noticiasaominuto.com/mundo/1641114/ativistas-alertam-para-indigenas-afetados-por-leilao-de-petroleo-e-gas
Discussão: Quais os impactos da exploração do gás natural no meio ambiente?
c) Faça uma visita no site das empresas Eneva (https://eneva.com.br/) e Enauta (https://www.enauta.com.br/).
4. Gás natural e transição energética. Coordenadores: Marina e Hildenberg
a) Faça uma leitura crítica das seguintes matérias e analise os dados apresentados no texto, a relação entre título e texto. Em quais apontamentos você discorda do autor?
https://petroleohoje.editorabrasilenergia.com.br/a-retomada-sustentavel-passa-pelo-gas-natural/
https://www.nationalgeographicbrasil.com/ciencia/2020/03/o-gas-natural-e-uma-fonte-de-energia-muito-mais-suja-do-que-se-acreditava
b) Ouça o podcast e as matérias sobre Mercado de Gás Natural no Brasil
http://www.mme.gov.br/web/guest/conselhos-e-comites/cmgn/novo-mercado-de-gas
https://open.spotify.com/episode/1wYBNzf1eCv0uoe0aQU68u
https://www.abegas.org.br/arquivos/75040
c) Assista o vídeo sobre Gás Natural Veicular - GNV
https://www.youtube.com/watch?v=7YAo6MVZjFk
d) Discussão acadêmica: Quais são as implicações políticas de uma transição na matriz energética brasileira para o gás natural?
e) Dicussão sistêmica do uso do gás natural: No vídeo, você concorda com as vantagens e desvantagens descritas?
5. A industria do gás Natural. Coordenadoras: Anárya, Larisse Maralí
a) Textos para leitura e discussão:
- Panorama Geral da Indústria do Gás natural: http://www.anp.gov.br/arquivos/palestras/jcc-09-19-2019-natal.pdf
- Mercado de gás natural: https://www.conjur.com.br/2020-fev-06/opiniao-passo-corrida-abertura-mercado-gas
b) Fazer uma visita no site da TGB: https://www.tbg.com.br/pt/web/guest
6.Gás Natural. Coordenadores: Amanda, Jucyara e Mailodovinci
Leia o texto: Gás Natural: Uma alternativa para o transporte brasileiro
Link: https://agenciadenoticias.bndes.gov.br/detalhe/blogdesenvolvimento/Gas-natural-uma-alternativa-para-o-transporte-brasileiro/
a) Quais as vantagens ambientais relacionadas no artigo?
b) Qual limitação tecnológica é apontada para aplicação do gás natural em automóveis?
c) Que estratégia foi apontada para impulsionar a aplicação do GN nos transportes coletivos?
d) Analise a proposta de "projetos âncoras" para ampliação do setor
Discussão do podcast: "O que é preciso para desenvolver os grandes projetos de gás offshoree"
Link: https://epbr.com.br/o-que-e-preciso-para-desenvolver-os-grandes-projetos-de-gas-offshore-com-mauro-andrade/
e) Pesquise sobre a empresa Equinor e o Projeto Carcará
f) Qual o posicionamento de Mauro Andrade acerca da legislação recente
g) Agentes reguladores no cenário da aplicação do gás
h) Há notícias sobre o projeto Carcará no contexto da pandemia?
i) O arcabouço regulatório foi apresentado como as bases, que outros fatores importantes foram
ressaltados por Mauro de Andrade?