Prezadas/os,
Sobre o Projeto de Pesquisa.
Conforme tratado em sala, a entrega do projeto de pesquisa reformulado será dia 29 de junho. Além dos elementos básicos que um projeto deve conter (vide o texto Breve Guia de Elaboração de Projetos de Pesquisa, disponível no SIGAA), gostaria de ressaltar os seguintes tópicos: 1. a exposição não apenas do tema, mas do problema da pesquisa, contextualizado; 2. a elaboração de uma hipótese de pesquisa (afinal, como o pesquisador vai se aproximar do problema levantado) e 3. um referencial teórico já robusto, ou seja, a elaboração do "estado da arte" sobre o tema, demonstrando conhecimento dos autores e conceitos que cercam a questão.
Do mesmo modo, solicito uma Bilbiografia expandida (mesmo que não esteja citada no corpo do projeto, solicito que sejam arrolados, pelo menos, 40 textos).
A entrega será feita via e-mail (dia 29 de junho, até 23:59h).
Sobre as próximas aulas.
Nossa última aula temática será nesse próximo sábado, 8 de junho. Trataremos de relações de gênero e étnico-raciais na escola. Textos:
LOURO, Guacira Lopes. Teoria Queer - Uma política pós-identitária para a educação (http://www.scielo.br/pdf/ref/v9n2/8639.pdf)
NOGUERA, Renato. O ensino de filosofia e a lei 10.639. (disponível no dia).
* * *
Dia 15 de junho, não haverá aula (estarei em evento fora do estado).
Dia 22 de junho, Seminários (manhã e tarde): apresentação na forma de seminários dos projetos reformulados. Dica: não utilize data show, a não ser que seja estritamente necessário... 30 minutos para cada mestrando expor seu tema, problema, hipótese e argumentos principais. De preferência, aconselho a preparação de um texto (aprox. 10 páginas para serem lidas e comentadas em sala).
Dia 29 de junho, entrega via email dos projetos reformulados com o aval do professor orientador (ie, nenhum projeto será recebido se não tiver o aceite do orientador). Nesse dia, não haverá encontro em Teresina, apenas o envio por email. Extensão do projeto: entre 15 e 20 páginas (sem contar capa e sumário).
Qualquer dúvida ou pergunta, por favor, escrevam email... o contato pelo Whatsapp causa distração, torna a relação intelectual superficial e limitada. Assim, a não ser que a questão seja urgente (o que duvido que ocorra), elaborem suas perguntas e questões, exclusivamente, via email!
Grato,
Prof. Deyvison Lima.