Caros(as) Alunos(as),
Após a entrega das provas, alunos apontaram erros na correções da primeira questão, o que que fez com que eu percebesse ter confundido os gabaritos de 2 tipos de provas.
Por esse motivo, realizei a recorreção da primeira questão em todas as provas e algumas notas foram alteradas (para mais ou para menos).
As provas que tiveram as notas alteradas foram as #4, 7, 10, 13, 17, 19, 21, 24, 32 e 43.
Peço desculpas pelo equívoco e, a seguir, apresento o gabarito correto da questão.
Cordialmente,
Giovanny Pinto
(F) O hematócrito representa a amplitude de distribuição do volume dos eritrócitos ao redor do volume corpuscular médio.
(V) Na esferocitose hereditária é comum o achado de hipercromia, em decorrência do aumento do valor da concentração de hemoglobina corpuscular média.
(F) Em laboratórios sem automação é aceitável a prática de se obter os valores de hematócrito e número de hemácias a partir da multiplicação e divisão por 3, respectivamente, do valor da hemoglobina.
(V) O aumento da bilirrubina indireta é um achado laboratorial comum em pacientes com beta-talassemia maior.
(F) A crioaglutinação pode ser suspeitada no hemograma obtido pelo método de impedância quando se evidenciar um aumento do número de eritrócitos e uma diminuição do volume corpuscular médio.
(V) Didaticamente, a eritropoese pode ser dividida em dois estágios, sendo o estágio inicial do processo de diferenciação dependente de EPO e o estágio final dependente de ferro.
(F) O derramamento de plasma, como erro pré-analítico, pode ser suspeitado no hemograma pelo aumento dos índices hematimétricos.
(V) Na perda aguda de sangue o hemograma recente é inexpressivo e somente após a recuperação da volemia é que a anemia se tornará evidente neste exame.