Prezados(as) discentes,
Segue a atividade abaixo, a ser entregue na próxima aula. É um exercício curto, mas que exige atenção quanto ao cuidado e rigor quanto à elaboração da pergunta e da hipótese. Qualquer dúvida, entrem em contato. Segue o exercício:
Considere os seguintes trechos:
"A nossa democracia ainda é muito pouco democrática", afirma Marcos Nobre, professor de filosofia da Unicamp. "Uma coisa é você falar de instituições formais da democracia. Há um Judiciário relativamente independente, todos têm direito ao voto etc. Mas democracia não é só isso. Não são só instituições democráticas em funcionamento formal", ressalta.
“A primeira coisa a ser dita é que qualquer posição precisa partir da seguinte premissa: a democracia depende, também, de uma mídia completamente livre. Há um papel fiscalizador da mídia, apesar de todos os defeitos que ela possa ter, que é imprescindível. Tem que existir, e a democracia tem que ser forte o suficiente para enfrentar as denúncias, quando elas têm fundamento” (SINGER, março de 2015)
“Os protestos podem ser muito produtivos para a democracia e podem revigorá-la. E é mais que possível sair desse tipo de polarização mais forte como uma nação. Um exemplo disso, nos EUA, são os protestos diante da violência contra negros que estão acontecendo agora. Da mesma forma que ocorreu com a mobilização no país nos anos 1960 pelos direitos civis. São episódios que parecem dividir o país de forma irremediável, mas que transformam nossa democracia em algo melhor no longo prazo” (Mainwaring, março de 2015).
Elabore uma pergunta de partida acadêmica, a partir da reflexão sobre a democracia, e uma hipótese causal. Explicite a variável dependente e a variável independente para a análise.
Para efeito deste exercício, não será exigido um conhecimento profundo das teorias sobre democracia. Caso queiram pesquisar mais sobre, fiquem à vontade.